Banco Central alerta cidadãos sobre golpe aplicado no sistema
O Banco Central (BC) emitiu um alerta devido ao aumento no número de denúncia referentes a falsas mensagens no sistema Valores a Receber, alertando os clientes sobre a onde de golpes muito perigoso que está sendo aplicado sob o recurso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a instituição financeira, os serviços de atendimento ao cidadão vem recebendo uma quantidade exuberante de quatro vezes maior que a média sobre consultas com informações infundadas, que passaram a circular com muito mais frequência pela internet recentemente.
Portanto, a sugestão referente as mensagens recebidas pelo aplicativo WhatsApp, afim de resgatar valores esquecidos através da autoridade monetária por PIX, é que o cliente sujeito a essa situação simplesmente ignore o conteúdo das falas e não acesse nenhum link duvidoso enviado na mesma mensagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os links que contém nos golpes aplicados, são os responsáveis por roubar senhas em redes sociais e até mesmo instalar vírus e programas espiões no aparelho celular do usuário.
Vale ressaltar, que as informações oficiais sobre os valores a receber e consultas do sistema são divulgadas unicamente pelo site do Banco Central e nas redes oficiais da instituição financeira, e nunca através de aplicativo de mensagens ou SMS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o banco afirmou que a consulta do rescisão esquecido está suspensa desde o mês de Abril, onde o próprio BC já anunciou no último mês do ano anterior que o sistema voltada a funcionar permitindo o saque por herdeiros e representantes legais de falecidos.
Como evitar de cair no golpe?
Basta o cliente estar atento as mensagens duvidosas com links suspeitos via sms ou plataformas, e sempre conferir com a instituição financeira os dados oficiais que estão sendo repassados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prédio sede do Banco Central (Reprodução/Internet)
Golpe via WhatsApp (Reprodução/Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criminosos aplicam golpe no sistema (Reprodução/Internet)