Banco Central faz alerta com fim de serviço vital envolvendo Itaú, Bradesco, Caixa e clientes são AVISADOS

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central, Bradesco, Itaú e Caixa (Fotos: Reproduções / Internet)

Presidente do Banco Central faz anúncio sobre fim envolvendo instituições

No dia 11 de novembro do ano passado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez um pronunciamento chocante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 17, iremos recordar o anúncio do profissional envolvendo o fim de um serviço vital nas instituições financeiras.

A fala de Roberto Campos atinge o Itaú, Bradesco, Caixa e as demais instituições financeiras do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante um evento da MBA Brasil, em Chicago, o presidente do Banco Central revelou que os aplicativos bancários poderão acabar.

O pronunciamento pegou o público de surpresa, uma vez que os correntistas utilizam os aplicativos bancários diariamente.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Roberto Campos acredita que o serviço poderá acabar devido ao sistema Open Finance.

O novo sistema rá permitir o compartilhamento de informações financeiras dos clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de um sistema em que as instituições são obrigadas a padronizar seus aplicativos e APIs (a forma como os apps se conectam). 

“Em até um ano e meio, dois anos, não terá mais app de Bradesco, Itaú. Será um app agregador que, pelo Open Finance, vai dar acesso a todas as contas”, disse o presidente do Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o profissional reforçou que a aceitação da população com o novo sistema foi positiva. Cerca de 50 a 60 milhões de pessoas aderiram ao sistema.

“Open Finance gera portabilidade e comparabilidade em tempo real. O nosso é o mais amplo e programável do mundo”, disse Roberto Campos.

Itaú e Bradesco (Foto: Eduardo Teixeira/Estadão/Agência O Globo)

PIX

Durante o evento, Roberto Campos Neto também mencionou a criação do PIX.

O presidente do Banco Central reforçou a importância da modalidade e o sucesso no Brasil.

“Se o Pix só substituísse Ted e Doc, teríamos falhado. Eu sempre disse que os bancos não iriam perder dinheiro com o Pix. Hoje, os bancos estão super empolgados em fazer mais coisas no Pix”, disse Campos Neto.

Pessoa segurando celular com aplicativo do PIX (Foto: Reprodução / Internet)

COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?

E por falar no Banco Central, inúmeros brasileiros possuem algum dinheiro esquecido nos bancos, seja por alguém que morreu ou até pelo CPF.

No entanto, poucos brasileiros sabem sobre o assunto. Pensando nisso, a instituição lançou a plataforma Valores a Recebe.

O site Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br) possibilita a consulta para saber se há algum dinheiro esquecido em bancos.

Banco Central, homem comemorando e notas de dinheiro (Fotos: Reproduções / Internet / Freepik)

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile