Aviso do Banco Central (16/5) atinge em cheio todos os brasileiros e confirma que vida será muito impactada

Banco Central alerta possíveis aumentos na Selic
O Banco Central acaba de emitir um comunicado surpreendente referente a taxa básica de juros, a Selic, ferramenta para controlar a inflação e estimule o crescimento econômico do país, que poderá atingir milhares de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a pandemia do Covid-19 causou impactos na taxa básica, que teria atingido uma mínima histórica, porém em 2021 passou a aumentar novamente. Portando o anúncio feito pelo banco reafirmando o compromisso do Copom, afim de garantir maior estabilidade econômica, também sinalizou possíveis aumentos futuros da Selic.
Contudo, a instituição bancária já teria anunciado um aumento gradual na taxa para garantir um controle sobre a inflação, já que apresenta uma alta notória. Assim como a Copom, que também tem avaliado a situação econômica brasileira e definindo a necessidade de novas alterações na Selic.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dos aumentos poderem ajudar no controle da inflação, ela poderá atingir economicamente os consumidores em seu poder de compra, desestimulando o consumo, encarecendo os empréstimos e financiamento, dificultando ainda mais o acesso ao crédito. A alta de juro, contudo poderá afetar até mesmo o mercado de ações e o mercado imobiliário.
Desse modo, é válido sugerir que os cidadão passem a estar informados sobre as mudanças na taxa de juros e avaliem seus efeitos sobre suas finanças pessoais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Todavia, é necessário que o governo invista em políticas públicas, afim de ajudar a reduzir a desigualdade social e estimular o crescimento econômico de maneira equilibrada e sustentável.
Como evitar transtornos financeiros após os aumentos?
Além de sempre estar informados sobre opções de investimentos em meio às mudanças nas taxas de juros, os cidadãos podem encontrar oportunidades de investimentos que proporcionem retornos financeiros significativos, porém é importante sempre avaliar os riscos e estar alerta à volatilidade do mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prédio sede do Banco Central (Reprodução/Internet)

Estimativas de inflação (Foto/Reprodução:Internet)

Mercado financeiro e projeções (Foto/Reprodução:Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.