Caixa, Bradesco e mais: Banco Central informa nova decisão que afeta a conta-poupança no Brasil hoje 11/12

Copom do Banco Central mantém a taxa Selic em 15% ao ano
Nesta quarta-feira, 10, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano. Essa decisão, esperada pelo mercado financeiro, passa a influenciar diretamente o rendimento da poupança de instituições financeiras, como Caixa, Bradesco e mais, já nesta quinta-feira, 11.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, a Selic é a taxa que orienta praticamente todos os investimentos do país, incluindo a tradicional conta-poupança.
Atualmente, a taxa básica de juros está no maior patamar dos últimos 20 anos e o Banco Central não indicou quando pretende iniciar os cortes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o comunicado oficial, publicado no site do Banco Central, o Copom afirmou que manterá a Selic em 15% “por período bastante prolongado”.
O texto destaca ainda que o cenário internacional continua instável, especialmente por causa das decisões econômicas dos Estados Unidos e da tensão geopolítica global.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Veja mais noticias em ZéNewsAi
Para o Banco Central, esse ambiente exige prudência por parte de países emergentes, especialmente para o Brasil.
“Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores segue apresentando, conforme esperado, trajetória de moderação no crescimento da atividade econômica, como observado na última divulgação do PIB, enquanto o mercado de trabalho mostra resiliência”, diz o comunicado do Banco Central, que continua:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes seguiram apresentando algum arrefecimento, mas mantiveram-se acima da meta para a inflação.”, finaliza o comunicado do Banco Central.
Definição da Taxa Selic
O Banco Central utiliza o sistema de metas de inflação para definir o rumo dos juros. Desse modo, quando as projeções estão alinhadas às metas, há possibilidade de redução da Selic.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, se as projeções ficam acima do esperado, o Copom tende a manter ou até aumentar a taxa básica de juros.
Rendimento da conta-poupança
Como havíamos mencionado, a taxa Selic afeta diretamente os investimentos bancários, como é o caso da conta-poupança. O cálculo segue:
- Com a Selic acima de 8,5% – como ocorre agora – a regra de rendimento da poupança é fixa em: 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).
- Quando a Selic fica abaixo de 8,5% ao ano, o cálculo muda. Nesse caso, a conta-poupança rende 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR).
Diante dos juros no nível mais alto, a poupança continua sendo uma opção de baixa rentabilidade para investidores.
Em contrapartida, investimentos ligados ao CDI, como CDBs, e Tesouro Direto se tornam mais atrativos nesse momento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.