Banco Central comunica nova regra do PIX e afeta clientes Nubank

Banco Central emite comunicado sobre mudança no sistema do PIX, o qual entra em vigor em 16 de junho e deve afetar milhares de correntistas.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central comunica mudança no PIX que afeta correntistas do Nubank e mais (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/Lennita)

Banco Central emite comunicado sobre mudança no sistema do PIX, o qual entra em vigor em 16 de junho e deve afetar milhares de correntistas, incluindo do Nubank

O Banco Central (BC), por meio das suas redes sociais, emitiu um comunicado oficial sobre as mudanças no sistema de pagamento via PIX, as quais entrarão em vigor a partir deste mês de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, essas mudanças afetarão não apenas os bancos tradicionais, como fintechs, incluindo o roxinho mais amado do Brasil, Nubank.

Trata-se do Pix Automático, funcionalidade que será liberada a partir de 16 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, a medida permitirá o pagamento automático de contas recorrentes por meio do Pix, eliminando a necessidade de ações manuais para cada vencimento.

Novidade do PIX deverá afetar também o Nubank (Foto: Reprodução / Internet)

Sendo assim, a partir dessas informações oficiais, a equipe especializada em serviços e tecnologia do TV Foco traz mais detalhes dessa ferramenta e como ela irá mudar a sua rotina de pagamentos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o Pix Automático?

Conforme citamos acima, o Pix Automático foi criado para facilitar o pagamento de contas como:

O sistema funcionará mediante uma autorização única do pagador, permitindo que os débitos sejam realizados automaticamente nas datas programadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado do Banco Central sobre o PIX Automático nas redes sociais (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Instagram)

Além disso, o cliente poderá controlar todos os agendamentos diretamente no aplicativo do seu banco. As funcionalidades incluem:

Segurança e ressarcimento

Porém, vale destacar que a segurança continua sendo uma prioridade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em caso de cobrança indevida, o ressarcimento será solicitado por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

A devolução será obrigatória se o erro for do banco. Em situações de fraude, os bancos envolvidos avaliarão o caso, e a devolução só ocorrerá com a confirmação da irregularidade e saldo disponível na conta do recebedor.

MAS ATENÇÃO! Apenas empresas com CNPJ ativo há pelo menos seis meses poderão utilizar o Pix Automático para cobrar seus clientes.

Custo para usuários e empresas

No entanto, apesar do Pix Automático ser gratuito para os pagadores, empresas recebedoras poderão ser tarifadas, conforme as condições definidas pelas instituições financeiras que oferecem o serviço.

Formas de autorização:

O pagador poderá autorizar os pagamentos automáticos de diferentes formas:

PIX Automático do Nubank estará disponível apenas em junho, até lá siga usando as funções já existentes (Foto: Reprodução / Internet)

Quais bancos já ativaram o PIX Automático?

Alguns bancos saíram na frente e já liberaram o Pix Automático para seus clientes, mesmo antes da data oficial:

O Nubank, por sua vez, informou que seguirá o cronograma oficial do Banco Central e que divulgará os detalhes de implementação em breve.

Veja mais detalhes do comunicado no vídeo abaixo:

Conclusão:

Em suma, o Pix Automático marca um novo avanço no sistema de pagamentos instantâneos brasileiro.

Com lançamento oficial em 16 de junho, a funcionalidade permitirá maior comodidade e controle aos usuários.

Instituições como Bradesco, Itaú e Santander já iniciaram a operação antecipadamente.

Por fim, o Nubank ainda aguarda o prazo oficial para liberar a novidade aos seus clientes.

Mas, para saber mais novidades sobre o Banco Central, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile