Banco Central determina nova regra do PIX com obrigação ao Nubank, Itaú e mais bancos já em novembro

Todos os bancos precisam estar atentos com novas regras envolvendo o PIX, determinadas pelo Banco Central agora

27/11/2025 13h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central confirma mudanças significativas no PIX (Reprodução: Montagem TV Foco)

Todos os bancos precisam estar atentos com novas regras envolvendo o PIX, determinadas pelo Banco Central agora

O PIX é o método de pagamento mais utilizando pelos brasileiros e por isso o Banco Central está a todo momento trazendo mudanças nele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As principais delas são visando a maior segurança aos usuários e por isso todos os bancos, como Nubank e Itaú, precisam estar atentos nas alterações.

De acordo com o portal ‘CNN’, na última terça-feira (25), o Banco Central anunciou grandes mudanças no sistema de segurança do PIX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim acrescendo novas regras para o Mecanismo Especial de Devolução (MED), para ajudar a recuperar valores perdidos em casos de fraudes ou golpes.

A ideia é que tenha um rastreamento do pagamento mais eficiente em caso de transferências suspeitas. Inclusive o próprio banco consegue identificar uma transferência que o seu cliente não costuma fazer.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O novo sistema passa a rastrear o movimento do dinheiro em diferentes instituições financeiras, de maneira automática, agilizando o processo.

Desta maneira os bancos podem trocar entre eles informações, podendo reduzir em até 40% o número de fraudes envolvendo o PIX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os criminosos costumam enviar rapidamente dinheiro para outras contas e o novo sistema de segurança promete identificar todas as transações.

Banco Central traz alerta para o Pix (Foto: Divulgação)
Banco Central traz alerta para o Pix (Foto: Divulgação)

Veja as principais mudanças no PIX

Ainda de acordo com a ‘CNN’, uma das principais mudanças é o prazo para a devolução do valor após o pedido de contestação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele se reduz para apenas 11 dias, que é bem menor que o outro sistema de segurança, que poderiam levar meses para devolução do valor.

Em muitos casos, dependendo da agilidade dos criminosos, não tinha como realizar a devolução do valor perdido em fraude.

Lembrando que esta medida está disponível desde o dia 23 de novembro deste ano, mas se torna obrigatória somente em 2 de fevereiro de 2026.

Quais são os principais golpes do PIX?

Há diversos golpes que envolvem o PIX, mas um dos mais famosos são aqueles que as pessoas se passam por pessoas conhecidas.

Também tem o falso sequestro, em que os bandidos afirmam que estão com alguém da sua família e solicitam o envio de valores altos para a liberação.

Por fim, falsas centrais de empresas, como de instituições financeiras ou programas do governo também estão entre as fraudes mais recorrentes no PIX.

Tome cuidado com ligações e mensagens, e jamais faça transferência para uma pessoa que você não conhece.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.