Adeus, cartão de crédito: Banco Central confirma novo método de pagamento queridinho dos brasileiros

O Banco Central revelou um método de pagamento está ganhando cada vez mais espaço e os brasileiros estão deixando de lado o cartão de crédito
O Cartão de crédito é um método de pagamento bastante utilizado, mas segundo o Banco Central, há um novo queridinho dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a tecnologia está cada vez mais avançando e novas facilidades e comodidades ficam disponíveis aos consumidores.
O time do TV Foco especializado em Economia, a partir de informações do portal oficial do Banco Central, traz à tona um novo método de pagamento queridinho dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do pagamento por aproximação, onde muitas pessoas não pegam mais o cartão de crédito físico em suas carteiras.
Afinal, como funciona o pagamento por aproximação?
- O pagamento por aproximação pode ser pelo próprio cartão físico, aproximando na maquininha do vendedor;
- Porém, há também a opção do NFC (Near Field Communication), através do celular;
- No aplicativo do banco há a opção do cartão digital, onde basta desbloquear o celular, aproximá-lo da maquininha e pagar;
- Portanto, muitas pessoas nem estão mais utilizando o cartão de crédito físico, apenas o NFC no aparelho telefônico.
Pagamentos por aproximação cresceram
De acordo com o próprio Banco Central, o percentual de transações por aproximação no crédito subiu de 23,1% para 31,1% nos últimos anos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Dentre todos os pagamentos realizados por esse método de pagamento, 82% deles são através do celular, sem utilizar o cartão físico.
No débito também representou um aumento, passando de 24,4% para 35,2%, onde a grande maioria também é pelo celular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto aquelas pessoas que preferem pagar com os cartões, estão deixando o físico de lado e utilizando muito mais o sistema NFC disponível nos aparelhos pessoais.
PIX também vem crescendo
O PIX é outro método de pagamento que está fazendo com que os brasileiros utilizem cada vez menos os cartões e o dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cada ano que passa, o Banco Central divulga que houveram mais transações dessa maneira, já que é um grande facilitador.
Além disso, em alguns lugares o consumidor prefere pagar com o PIX, evitando uma possível clonagem do cartão, pelo local não ser tão confiável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NFC cresceu muito nos últimos anos (Reprodução: Internet)

O pagamento por aproximação é bem maior que o inserindo o cartão (Reprodução: Internet)

O PIX foi a segunda forma de pagamento mais utilizada (Reprodução: Internet)
Conclusões finais
O Banco Central revelou que o pagamento por aproximação está crescendo cada vez mais no Brasil, e grande parte delas pelo celular.
Ou seja, os brasileiros estão cada vez menos utilizando o cartão de crédito físico, preferindo um sistema mais tecnológico, como o NFC.
Veja mais matérias sobre o Banco Central
Há uma idade mínima para utilizar o PIX?
O PIX não estabelece restrições etárias para realizar o pagamento instantâneo, portanto qualquer pessoa que tenha uma conta bancária ou de pagamento, pode utilizá-lo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br