Adeus, cartão de crédito: Banco Central confirma novo método de pagamento queridinho dos brasileiros

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central crava novo queridinho dos brasileiros (Reprodução: Montagem TV Foco)

O Banco Central revelou um método de pagamento está ganhando cada vez mais espaço e os brasileiros estão deixando de lado o cartão de crédito

O Cartão de crédito é um método de pagamento bastante utilizado, mas segundo o Banco Central, há um novo queridinho dos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque a tecnologia está cada vez mais avançando e novas facilidades e comodidades ficam disponíveis aos consumidores.

O time do TV Foco especializado em Economia, a partir de informações do portal oficial do Banco Central, traz à tona um novo método de pagamento queridinho dos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do pagamento por aproximação, onde muitas pessoas não pegam mais o cartão de crédito físico em suas carteiras.

Afinal, como funciona o pagamento por aproximação?

Pagamentos por aproximação cresceram

De acordo com o próprio Banco Central, o percentual de transações por aproximação no crédito subiu de 23,1% para 31,1% nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre todos os pagamentos realizados por esse método de pagamento, 82% deles são através do celular, sem utilizar o cartão físico.

No débito também representou um aumento, passando de 24,4% para 35,2%, onde a grande maioria também é pelo celular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto aquelas pessoas que preferem pagar com os cartões, estão deixando o físico de lado e utilizando muito mais o sistema NFC disponível nos aparelhos pessoais.

PIX também vem crescendo

O PIX é outro método de pagamento que está fazendo com que os brasileiros utilizem cada vez menos os cartões e o dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cada ano que passa, o Banco Central divulga que houveram mais transações dessa maneira, já que é um grande facilitador.

Além disso, em alguns lugares o consumidor prefere pagar com o PIX, evitando uma possível clonagem do cartão, pelo local não ser tão confiável.

Conclusões finais

O Banco Central revelou que o pagamento por aproximação está crescendo cada vez mais no Brasil, e grande parte delas pelo celular.

Ou seja, os brasileiros estão cada vez menos utilizando o cartão de crédito físico, preferindo um sistema mais tecnológico, como o NFC.

Veja mais matérias sobre o Banco Central

Há uma idade mínima para utilizar o PIX?

O PIX não estabelece restrições etárias para realizar o pagamento instantâneo, portanto qualquer pessoa que tenha uma conta bancária ou de pagamento, pode utilizá-lo.

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile