Banco Central emite comunicado alertando sobre cuidados com chaves PIX de Bradesco, Itaú e outros bancos; veja
Sem dúvida alguma, o PIX mudou completamente a forma como os brasileiros lidam com dinheiro. Ele foi criado pelo Banco Central em 2020 e hoje faz parte do dia a dia. Com ele é possível enviar e receber dinheiro na hora, pagar contas e comprar pelo celular, usando o saldo da conta ou até o crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, com tanta gente usando o método de transferências, os golpistas também se aproveitaram dessa facilidade. Por isso, um comunicado recente do Banco Central chamou atenção e trouxe um alerta envolvendo chaves PIX de bancos como Bradesco, Itaú e muitos outros.
Comunicado do Banco Central
Em um vídeo divulgado no canal oficial do Banco Central no YouTube, a autarquia faz uma pergunta importante: “Você tem ideia de quantas chaves PIX você tem cadastrada em seu nome? Ou se, por acaso, alguém cadastrou uma chave PIX no seu nome pra dar golpes?”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aviso explica que existe um relatório especial para consultar todas as chaves registradas no seu nome. Em suma, nele, é possível ver quais estão ativas, quais foram desativadas, quando isso aconteceu e em qual banco cada chave foi criada.
Como consultar o relatório?
Assim, para acessar essas informações, basta entrar no site do Banco Central e abrir o menu “meu BC”. Depois, é só clicar em “Veja todos os serviços do BC” e procurar por “Relatórios Financeiros e Informações Pessoais”. Ademais, também dá para buscar diretamente por “relatório de chaves PIX”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nubank, Itaú e mais acionados: Nova regra do Banco Central traz mudança a quem faz PIX a partir de 1/12
● Banco tem encerramento decretado pelo Banco Central e comunicado diz o que acontecerá com milhões de clientes
● Banco central informa hoje: Quais são os 3 grandes bancos que estão falindo no país em 2025?
O documento aparece junto de outros relatórios importantes, como histórico de contas bancárias e empréstimos. Aliás, o histórico mostra todas as chaves PIX já criadas no seu nome, trazendo informações como banco, data e horário de criação e o status de cada uma. Entre eles:
- Chave ativa. Pode ser usada normalmente.
- Chave bloqueada judicialmente. Pode voltar a funcionar se a ordem de bloqueio acabar sendo retirada.
- Chave em reivindicação. Quando alguém usou seus dados para criar uma chave e você está tentando recuperá-la.
- Chave em portabilidade. Quando você está transferindo a chave de um banco para outro.
Como entrar em contato com o Banco Central?
Para entrar em contato com o Bacen, você pode utilizar a Central de Atendimento ao Público, disponível pelo telefone 145, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no horário de Brasília.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ligação tem custo de chamada local, inclusive para celulares. Outra opção é preencher o formulário online no site oficial, acessando este link, onde é possível enviar dúvidas, reclamações ou sugestões.
Por fim, veja mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
