Bloqueio na abertura de contas: Banco Central traz mudança na Caixa, BB, Bradesco e mais bancos

Banco Central traz mudança na abertura de contas na Caixa, BB e mais bancos
Na manhã desta terça-feira (02), o TV Foco traz informações sobre uma nova mudança do Banco Central envolvendo a Caixa, BB e mais bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da CNN, o Banco Central lançou na manhã de ontem, segunda (01/12), o ‘BC Protege Mais’.
Em suma, o ‘BC Protege Mais’ é uma ferramenta que permite aos brasileiros informar o banco que não deseja mais a abertura de contas. Ou seja, um bloqueio na abertura de contas sem o consentimento do cliente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa ferramenta entrou em operação às 10h de ontem, como dito acima, e já registrou até o momento 7.800 ativações, além de 500 mil consultas feitas por instituições financeiras, como a Caixa, Banco do Brasil e mais bancos.
Mais sobre a nova ferramenta
De acordo com informações do chefe do Departamento do Atendimento Institucional, Carlos Eduardo Rodrigues, o grande objetivo desta nova ferramenta do Banco Central é prevenir golpes e fraudes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Bloquear fraudes de identidade: impede que criminosos abram contas usando dados vazados.
- Evitar abertura de contas indesejadas: mesmo fora do contexto golpe, o brasileiro tem o direito de não vincular a determinada instituição.
E segundo Izabela Corrêa, diretora de Cidadania, supervisão e Conduta do BC, ela ainda reforçou, afirmando que o recurso é uma nova frente da prevenção de fraudes e fortalecimento da cidadania.
“É, portanto, uma nova ferramenta, uma ferramenta de prevenção a fraudes, proteção ao cidadão junto ao sistema financeiro. Protege, claro, contra abertura de contas correntes, poupanças, contas de pagamento, em nome de um cidadão ou empresa, e protege também contra a inclusão fraudulenta no nome da empresa como titular ou representante de contas de terceiros”, disse ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona e como ativar essa nova ferramenta do Banco Central?
Vale destacar que a ativação é feita dentro do próprio ‘Meu BC’, basta acessar o login do Gov.br. E então, o usuário vai acessar o card do ‘BC Protege Mais’ e poderá ativar a proteção a qualquer momento. Vale destacar que para desativar é o mesmo processo, bem simples.
Sendo assim, quando qualquer instituição financeira for tentar abrir uma conta, seja ela corrente ou poupança, precisará consultar obrigatoriamente o Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E no caso, aparecerá essa resposta: “O titular declarou que não deseja abertura de conta”. Apenas se o próprio cliente realmente quiser abrir uma conta, aí precisará desativar a proteção.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 27 anos é sou jornalista graduada em Comunicações Sociais pela Metodista de São Paulo em 2020. Trabalho na área desde 2019 e tenho uma ampla trajetória no site, desde que entrei em 2021. Tenho forte atuação na cobertura esportiva com o futebol, por exemplo, no mundo da televisão, realitys e também das celebridades. Sou apaixonada pelo entretenimento. Caso queira me encontrar, pode me chamar através do número (13) 99139-7771