Banco Central confirma hoje (24/11) nova regra do PIX para salvar a conta de milhões de brasileiros

Banco Central atualizou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), ampliando o rastreamento do dinheiro e facilitando a devolução

24/11/2025 14h46

3 min de leitura

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Banco Central e ilustração PIX (Fotos: Reproduções / Globo)

Banco Central atualiza MED para devolver dinheiro roubado por meio do PIX

Nesta segunda-feira, 24, traremos detalhes sobre um comunicado do Banco Central sobre as novas regras do PIX que prometem reforçar a segurança e aumentar a chances de recuperar o dinheiro roubado em golpes.

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Desde o último domingo, 23, o Banco Central atualizou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), ampliando o rastreamento do dinheiro e facilitando a devolução para vítimas de fraudes. Essa atualização pode salvar a conta de milhões de brasileiros.

De acordo com o informe, o Banco Central quer identificar com mais precisão as contas usadas em golpes, impedir que os criminosos continuem utilizando essas contas e aumentar as chances de recuperar o dinheiro desviado.

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Antes, o sistema conseguir bloquear apenas o dinheiro que ainda estivesse na primeira conta usada pelo criminoso.

Ou seja, na prática, isso quase nunca acontecia já que golpistas costumam transferir e sacar os valores em poucos segundos.

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Porém, com a nova versão do MED, o rastreamento se torna mais completo. O sistema poderá seguir toda a cadeia de contas pelas quais o dinheiro circulou após o golpe.

Desse modo, mesmo que os golpistas enviem o dinheiro para várias contas intermediárias, o sistema conseguirá identificá-las e tentará recuperar os valores.

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No entanto, essa opção está disponível apenas para bancos e fintechs no momento. O sistema será obrigatório a partir de 2 de fevereiro, segundo informações do portal G1.

Com a nova função, o dinheiro poderá ser devolvido em até 11 dias após a contestação, desde que a fraude seja comprovada.

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Contestação de fraude

Desde primeiro de outubro, todas as instituições financeiras são obrigadas a oferecer um recurso de autoatendimento para contestar transações por meio do aplicativo bancário.

Desse modo, o cliente não dependerá mais de ligação, chat ou atendente, o que facilitará o processo para contestar o movimento. Veja como funciona:

  • Primeiramente, pelo aplicativo do banco, você irá procurar o botão de contestação e relatar que foi vítima de golpe
  • Em seguida, o MED trava automaticamente a análise e tenta bloquear os valores em qualquer conta que tenha recebido parte do dinheiro
  • Por fim, se a fraude for confirmada e houver saldo retirado, a devolução deverá ocorrer em até 11 dias

De acordo com o Banco Central, esse processo mais rápido aumenta consideravelmente a chance da devolução, já que o dinheiro pode estar circulando dentro do sistema.

O que muda para o cliente na prática?

Ou seja, a nova modalidade aumenta a chance de recuperar o dinheiro após o cliente ser vítima de um golpe.

No entanto, é importante ressaltar: essa atualização não eliminará os golpes, mas aumenta as chances de rastrear contas de criminosos e na devolução do dinheiro.

Além disso, é importante que você aja rápido quando for vítima de um golpe. Essas dicas podem ajudar na situação:

  • Primeiramente, abra o aplicativo de seu banco e selecione “Contestar transação”
  • Em seguida, tenha em mãos os prints de conversas, comprovantes e tudo que possa ajudar a confirmar o golpe
  • Finalize a contestação dentro do prazo mais curto possível e acompanhe o pedido pelo aplicativo bancário

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Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

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