Informe do Banco Central traz proibição para salvar clientes com dívidas em cartões de crédito Bradesco, Itaú e mais

Tudo sobre o comunicado do Banco Central chegando para salvar clientes com cartões de crédito.

06/10/2025 16h15

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Cartões de crédito / Banco Central - Montagem: TV FOCO

Tudo sobre o comunicado do Banco Central chegando para salvar clientes com cartões de crédito

Clientes de grandes bancos como o Bradesco, Itaú, dentre outros e que contam com dívidas nos cartões de crédito, precisam saber com urgência sobre um comunicado do Banco Central. Em suma, o alerta chega para salvar tais usuários.

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Em síntese, acabou acontecendo uma mudança na cobrança de juros, multas e encargos do rotativo e da fatura parcelada do cartão de crédito, que começou a valer a partir do dia 03 de janeiro de 2024 e vocês precisam entender todos os detalhes.

De acordo com informações divulgadas no portal do Banco Central, começou a valer no ano passado após regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), o limite dos juros e encargos financeiros no crédito rotativo e no parcelamento do saldo devedor da fatura dos cartões de crédito.

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ENTENDA

Agora, com essa mudança, o valor da dívida feita no crédito rotativo e no parcelamento da fatura não pode ultrapassar 100% do valor principal.

Ou seja, diante disso, uma dívida de R$100 que não é quitada, por exemplo, está limitada a R$200 após incidência dos juros. Isto, além dos encargos por atraso de pagamento.

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Para o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, a medida é importante porque pode contribuir para redução da inadimplência. E também do endividamento das famílias.

“A regulamentação do CMN da Lei 14.690, de 2023, padronizou a regra e os conceitos para aplicação do limite dos juros e dos encargos financeiros cobrados no crédito rotativo. Além disso, no parcelamento da fatura de cartões de crédito pelas instituições financeiras”, afirma Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central do Brasil.

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O que é o rotativo?

Rotativo é uma modalidade de crédito ativada automaticamente quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data do vencimento.

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Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

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