Tudo sobre o comunicado do Banco Central chegando para salvar clientes com cartões de crédito
Clientes de grandes bancos como o Bradesco, Itaú, dentre outros e que contam com dívidas nos cartões de crédito, precisam saber com urgência sobre um comunicado do Banco Central. Em suma, o alerta chega para salvar tais usuários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, acabou acontecendo uma mudança na cobrança de juros, multas e encargos do rotativo e da fatura parcelada do cartão de crédito, que começou a valer a partir do dia 03 de janeiro de 2024 e vocês precisam entender todos os detalhes.
De acordo com informações divulgadas no portal do Banco Central, começou a valer no ano passado após regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), o limite dos juros e encargos financeiros no crédito rotativo e no parcelamento do saldo devedor da fatura dos cartões de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ENTENDA
Agora, com essa mudança, o valor da dívida feita no crédito rotativo e no parcelamento da fatura não pode ultrapassar 100% do valor principal.
Ou seja, diante disso, uma dívida de R$100 que não é quitada, por exemplo, está limitada a R$200 após incidência dos juros. Isto, além dos encargos por atraso de pagamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, a medida é importante porque pode contribuir para redução da inadimplência. E também do endividamento das famílias.
“A regulamentação do CMN da Lei 14.690, de 2023, padronizou a regra e os conceitos para aplicação do limite dos juros e dos encargos financeiros cobrados no crédito rotativo. Além disso, no parcelamento da fatura de cartões de crédito pelas instituições financeiras”, afirma Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o rotativo?
Rotativo é uma modalidade de crédito ativada automaticamente quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data do vencimento.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE