O importante comunicado do Banco Central a brasileiros com cartões de crédito Bradesco, Itaú e mais
O Banco Central, a maior autarquia monetária do Brasil, acabou emitindo um comunicado aos brasileiros de usam cartões de crédito de grandes bancos como Bradesco, Itaú, dentre outros. Para quem não sabe, esta ainda se trata de uma das formas de pagamentos mais usadas no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, o fato é que nos últimos anos vem aumentando de forma absurda os golpes financeiros aplicados por quadrilhas criminosas. Um golpe que vem chamando muita atenção, se trata do golpe da maquininha. É justamente sobre isso o alerta do Banco Central.
De acordo com o órgão, em fraudes com maquininha, o golpista afirma que a tela está quebrada e pede para você conferir o valor da compra no aplicativo do celular dele. Na realidade, o preço na maquininha é muito superior ao indicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ENTENDA
Além disso, eles também prestam atenção quando o cliente digita a senha na maquininha e podem posteriormente trocar o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e a senha, fazem compras usando o seu dinheiro.
Diante disso, a orientação é que você deve sempre desconfiar sempre que houver essa justificativa. A melhor forma de se proteger é pedir para verificar o valor em uma segunda maquininha ou recusar a transação. Em estabelecimentos de grandes redes, você pode pedir para registrar a ocorrência junto à central de atendimento da empresa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira a seguir algumas dicas para se proteger de golpes envolvendo o seu cartão de crédito:
- Revise os comprovantes antes de sair do estabelecimento.
- Se algo parecer errado, não siga em frente com a transação.
- Denuncie práticas suspeitas às autoridades competentes, como a Polícia Civil.
”Em casos de perdas financeiras, recomendamos registrar Boletim de Ocorrência na Polícia e entrar em contato com a instituição emissora do cartão de crédito. Também pode ser interessante procurar a credenciadora, aquela empresa da maquininha, pois ela é quem possui a relação com o destinatário do dinheiro. Se o problema não for resolvido, o cidadão pode registrar reclamação no Banco Central (BC)”, diz o Banco Central.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE