Banco gigante de país vai à falência e pode carregar outras instituições para o buraco junto

Um dos maiores bancos de país acabou declarando falência
No último ano, uma notícia sobre um banco deu um grande choque em todo o mundo. Isso porque uma das maiores financiadoras de startups do mundo declarou falência em um país. Com a declaração de quebra do banco, outras instituições podem ser arrastados junto a uma possível crise bancaria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o Silicon Valley Bank (SVB) era um banco especializado em atender empresas de tecnologia, inovação e venture capital, tendo sido fundado em 1983. A instituição foi a grande financiadora de algumas das maiores startups do Vale do Silício, como o Uber, o LinkedIn e o Airbnb.
Segundo informações do portal ‘TecMundo’, a história da falência do SVB começou em 2022, quando começou a ter problemas com a inadimplência de seus clientes. Como o banco se especializou em atender empresas em fase de desenvolvimento, a maioria delas enfrentou dificuldades financeiras devido à pandemia e à recessão econômica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que o Silicon Valley Bank faliu?
A declaração de falência foi anunciada em 5 de março de 2023, após a instituição ter entrado com um pedido no tribunal de São Francisco. O SVB faliu devido a um conjunto de fatores, incluindo a pandemia de Covid-19 e a crise econômica resultante.
A exposição do Silicon Valley Bank a setores altamente impactados pela pandemia, como viagens, turismo e entretenimento, deixou a instituição financeira vulnerável. Dessa forma, o SVB acabou acumulando muitas dívidas e perdendo sua base de clientes, o que culminou na sua declaração de falência.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, a falta de diversificação em sua carteira de empréstimos, bem como a concessão de empréstimos de alto risco a empresas em fase inicial e sem histórico financeiro comprovado, também contribuíram para sua queda.
O impacto da falência do Silicon Valley Bank foi significativo no mercado financeiro, especialmente para a comunidade de startups e investidores. Afinal, o banco era conhecido por oferecer empréstimos, serviços bancários e consultoria financeira para empresas em estágio inicial e em crescimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br