Banco pode bloquear benefício do INSS? Veja o que lei tem a dizer

Comunicado chega aos beneficiários do INSS sobre bloqueio de pagamentos por bancos em 2025; confira os detalhes

29/07/2025 18h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Veja se banco pode bloquear benefício do INSS - Foto: Montagem

Comunicado chega aos beneficiários do INSS sobre bloqueio de pagamentos por bancos

Milhões de brasileiros são agraciados com benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seja aposentadoria ou pensões, por exemplo. A garantia de um pagamento certeiro na conta todos os meses, sem dúvidas, traz uma maior tranquilidade para essas pessoas. Mas, já pensou em acordar e não se deparar com o dinheiro na conta?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Indiscutivelmente, a falta do dinheiro é um grande terror que pode trazer sérios problemas. Assim, a pergunta que permeia na mente de muitos é sobre o fato do banco poder ou não bloquear benefícios do INSS. E você, está ou conhece alguém que vive um problema parecido?

O benefício do INSS pode ser bloqueado?

Receber um pagamento do INSS e ver o mesmo ser bloqueado, sendo muitas vezes a única fonte de renda, sem dúvidas é um grande terror para muita gente. Há quem não saiba, mas, o benefício pode ser bloqueado por uma série de motivos, sejam judiciais, administrativos ou falhas em procedimentos cruciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo o benefício sendo um direito concedido, é preciso cumprir com as obrigações previdenciárias para manter o direito, evitando surpresas desagradáveis como bloqueio do benefício. Mas e os bancos, eles podem bloquear o benefício?

INSS comunica 11 auxílios aos trabalhadores - Foto: Montagem
INSS – Foto: Montagem

Banco pode bloquear pagamento do INSS?

Conforme informações oficiais e de acordo com o que está expresso em lei, os bancos não podem bloquear o pagamento por conta própria. O fato é que, essas instituições financeiras não têm autonomia para bloquear ou suspender um benefício do INSS sozinho.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Todavia, há casos onde o bloqueio pode ocorrer por determinação judicial, por exemplo, como situações envolvendo pensões alimentícias, dívidas atreladas a decisões judiciais ou investigações de fraude. Nesse caso, o banco só cumpre a ordem de um juiz.

Além disso, em caso de suspeitas de irregularidades, como dados inconsistentes, fraudes ou movimentações atípicas, o banco pode agir preventivamente. Assim, é limitado o acesso ao valor até o INSS ou a Justiça analisarem a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, mesmo que o banco não possa bloquear o benefício do INSS diretamente, o mesmo pode atuar como agente intermediário em processos judiciais ou suspeitas envolvendo a segurança da conta.

Quais motivos bloqueiam o benefício do INSS?

Ademais, uma série de fatores pode estar relacionados com o bloqueio do benefício, indo desde falhas simples até questões legais mais sérias. Veja alguns a seguir:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Falta na prova de vida;
  • Irregularidades cadastrais;
  • Suspeita de fraude;
  • Ordens judiciais;
  • Acúmulo indevido de benefícios;
  • Óbito não registrado;
  • Pendências em atualizações do CadÚnico.

IMPORTANTE! Manter os dados atualizados, fazer a prova de vida e acompanhar o extrato do INSS regularmente, é crucial para evitar esse tipo de situação.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.