R$ 421 M pelos ares e intervenção do Banco Central: Banco popular acaba indo a FALÊNCIA após 37 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência, Banco Central e caixa eletrônico (Foto: Reprodução / Canva)

Com divida milionária indo pelos ares e tendo até a intervenção do Banco Central, famoso banco popular decretou falência após uma história de mais de 37 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bancos são instituições financeiras que oferecem crédito aos clientes cobrando juros, além de administrarem contas.

SAIBA MAIS! Dívida de bilhões, fechamento e falência: Rede de farmácias, dona de 500 lojas, é desmantelada em país

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resumo, os bancos são especialistas em intermediar o dinheiro entre poupadores e aqueles que precisam de empréstimos, além de custodiar (guardar) esse dinheiro.

Ele providencia serviços financeiros para os clientes (saques, empréstimos, investimentos, entre outros). Ocorre que uma empresa desse porte causa espanto quando a mesma decreta falência.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Bancesa já esteve entre as principais instituições financeiras do Brasil, mas foi derrubado pelo Banco Central (Foto: Reprodução / Sindicato dos Bancários)

Trata-se do Bancesa, “Banco de Crédito Popular de Sobral” (antigo “Banco Popular de Sobral” fundado em 1927 pela Ação Social Católica).

Para quem não sabe, a instituição financeira foi fundada em 1966 por Manoel Machado de Araújo e José Machado de Araújo, e tinha como slogan: ‘O Banco onde você ganha mais’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que a instituição já passou por várias mudanças de nome, como Banco de Sobral, Banco do Ceará, e por fim, virou Banco Comercial Bancesa, nome que seguiu até o fim das atividades.

O Bancesa, do Ceará, teve falência decretada no início dos anos 2000 (Foto: Reprodução / Sindicato dos Bancários)

QUAL O MOTIVO DA FALÊNCIA DO BANCO?

Durante seus longos anos, o banco fez parte da sua diretoria estatutária, tendo Jackson Pereira como diretor de expansão, que inclusive, foi o responsável por fazer a instituição financeira crescer cada vez mais, até em abrangência nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, Jackson Pereira foi um dos nomes mais importantes para o crescimento do local, afinal por sua visão empresarial e por capacidade de trabalho, era chamado de trator por fazer o a instituição financeira crescer.

Porém, no ano de 1990, o diretor de expansão se desligou da sociedade e começou a se dedicou ao seu mandato de deputado federal, que havia conquistado pelo estado do Ceará de acordo com informações do portal Diário do Nordeste.

O Bancesa caiu em dívidas e sofreu intervenção do Banco Central do Brasil em fevereiro de 1995, com passivos beirando os R$ 421 milhões de reais.

A falência da organização só foi decretada em 2003 e dois anos depois foi decretada a arrecadação dos bens da massa e dos imóveis.

Em triste fim, instituição financeira fechou as portas para sempre (Foto: Reprodução / Canva)

O QUE ACONTECE EM CASO DE FALÊNCIA?

O processo de falência reúne os bens da empresa, do empresário e dos sócios em questão.

A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile