Caixa, Bradesco, Itaú e até Nubank: 4 bancões decretam fim de serviço queridinho no Brasil após 39 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/11/2024 14h08

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fim de serviço - Bancos - Caixa, Bradesco, Itaú e até Nubank (Foto: Reprodução)

Bancos como Caixa, Bradesco, Itaú e até Nubank, encerram serviço querido pelos brasileiros após 39 anos de história

Os principais bancos brasileiros, incluindo Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Nubank, surpreenderam os clientes ao anunciar o fim de um serviço tradicional que marcou gerações e permaneceu ativo por quase quatro décadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão, que envolveu mudanças, reflete o impacto das transformações digitais no setor bancário e levanta dúvidas sobre o futuro da relação entre as instituições e os consumidores no país.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em finanças e das informações do Info Money, detalha agora sobre o fim do DOC e TEC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de uma era

Um capítulo importante nas transações bancárias no Brasil foi fechado: as operações por DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) foram oficialmente descontinuadas.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Fim do Documento de Ordem de Crédito (DOC) – Foto- Reprodução, Internet)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou a decisão, marcando o fim de dois métodos de pagamento que já foram essenciais, mas que perderam relevância com a chegada de tecnologias mais modernas e eficazes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

DOC

  • O DOC foi lançado em 1985 como o primeiro sistema eletrônico de transferência bancária do Brasil.
  • A introdução do Pix em 2020 causou uma queda drástica no uso do DOC.
  • No primeiro semestre de 2023, o DOC registrou apenas 18,3 milhões de operações.
  • As operações do DOC representaram apenas 0,05% das transações totais em 2023.
  • Após 39 anos de serviço, o DOC foi oficialmente desativado.

Motivo

A Febraban explicou que a queda no interesse dos brasileiros, o custo elevado e a lentidão em relação ao Pix motivaram o fim do DOC e do TEC, já que o Pix oferece transferências instantâneas e gratuitas.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
PIX ultrapassa crédito (Foto: Banco Central)

O prazo para envio ou agendamento de operações por DOC e TEC encerrou-se em 15 de janeiro de 2024. Porém, com o processamento final concluído em 29 de fevereiro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o DREX?

O Drex é a versão digital do real, também conhecida como Real Digital, desenvolvida pelo Banco Central do Brasil.

Contudo, essa moeda digital visa modernizar o sistema financeiro nacional, oferecendo uma alternativa segura e eficiente para transações financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Drex permitirá operações financeiras por meio de carteiras digitais, mantendo o mesmo valor e aceitação do real tradicional. Por fim, a expectativa é que o Drex esteja disponível para o público até o final de 2024.

Drex, Banco Central
O Drex, chamado de primo do PIX, é um projeto que está em andamento dentro do Banco Central (Foto: Divulgação)

CONCLUSÕES FINAIS

Com o término do DOC e do TEC, os bancos agora priorizam a promoção do Pix e outras tecnologias emergentes. Assim, buscando oferecer serviços mais rápidos, seguros e acessíveis.

Por fim, a expectativa é que essa mudança fortaleça o sistema financeiro, alinhando-o com as demandas atuais dos brasileiros.

Veja também matéria especial sobre bancos alteram horário de funcionamento nesta semana com anúncio.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.