Barata no bife: Vigilância Sanitária baixa decreto contra supermercado nº1 após descoberta

Carnes suspeitas e presença de baratas: supermercado popular de Manaus é autuado por risco sanitário e alerta é dado à comunidade.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Carne com baratas em supermercado levanta alerta da ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/)

No domingo, 12 de maio de 2025, a diretoria de Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) autuou um supermercado Nº1, na zona centro-sul da capital amazonense, após constatar graves irregularidades sanitárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O órgão emitiu um decreto de autuação contra o estabelecimento após a circulação, nas redes sociais, de vídeos que mostravam carnes em aparente mau estado de conservação e a presença de baratas entre elas, ou seja, a barata estava naquele bife que provavelmente viraria o almoço da semana.

A repercussão pública pressionou a fiscalização, que confirmou os riscos e procedeu com medidas administrativas imediatas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações do portal D24M, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo os desdobramentos da operação e as consequências geradas ao estabelecimento.

Carnes apreendidas de forma irregular no supermercado em Manaus (Foto Reprodução/SENSA)

Carne fora da temperatura e baratas em área de manipulação

A carne estava mal armazenada e foram encontradas baratas nas áreas de manipulação (Foto Reprodução/SENSA)

Fiscalização contesta versão do supermercado

Apesar das alegações do supermercado sobre reforço nos protocolos, a fiscalização confirmou que as medidas adotadas foram ineficazes para controlar a infestação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O controle de pragas segue ineficiente, e as demais irregularidades persistem”: Afirmou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

Com base nas infrações, a vigilância sanitária autuou o supermercado e abriu um Processo Administrativo Sanitário (PAS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A multa pode variar entre 1 e 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), com valores que vão de R$ 145,37 a R$ 58.148,00, dependendo da gravidade.

Quais perigos a carne mal conservada representa?

De acordo com profissionais da área de saúde pública, o consumo de carnes mal conservadas pode causar:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ilustração de contaminação por carne estragada (Foto Reprodução/gmn)

Já a presença de baratas representa risco adicional, pois esses insetos transmitem microrganismos perigosos, inclusive por contato indireto com utensílios e alimentos.

Visto que o estabelecimento autuados não foi identificado, não foi possível encontrar manifestações tampouco a situação posterior à interdição dos mesmos.

Conclusão

Em suma, um episódio em supermercado nº1 revelou falhas graves no controle sanitário e escancarou os riscos de negligência no setor alimentício.

No entanto, a resposta rápida da Visa Manaus e a mobilização da população evitaram consequências mais graves, mas também apontaram para a necessidade de ações preventivas mais firmes.

Mas, para saber sobre mais interdições como essa envolvendo a ANVISA/Vigilância Sanitária, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile