Infestado de baratas: Vigilância Sanitária interdita 3 restaurantes de shopping popular no Brasil por asco

Vigilância Sanitária faz inspeção em restaurantes de shopping popular após denúncia de baratas no local e faz interdição.

19/04/2025 14h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Vigilância Sanitária interdita restaurantes em shopping popular (Foto: Internet)

Um dos shoppings mais movimentados do país é alvo de ação da Vigilância Sanitária e bastidores chocam consumidores

A Vigilância Sanitária tem um papel essencial no cotidiano dos brasileiros: garantir que ambientes de consumo respeitem as regras de higiene e segurança alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, recentemente, uma ação de emergência do órgão no Distrito Federal escancarou um problema alarmante.

Após denúncias de infestação de baratas, três restaurantes foram interditados dentro de um dos shoppings mais frequentados do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, o caso gerou repercussão nacional e acendeu o sinal vermelho aos consumidores. Para entender os bastidores dessa operação, o TV Foco apurou todos os detalhes, segundo informações do R7.

Praça de alimentação do ParkShopping (Foto Reprodução/Jornal de Brasília)
Praça de alimentação do ParkShopping (Foto Reprodução/Jornal de Brasília)

Interdição no ParkShopping causa impacto

No dia 13 de setembro de 2024, a Vigilância Sanitária realizou uma inspeção rigorosa no ParkShopping, após receber denúncias sobre baratas e más condições sanitárias.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A vistoria resultou no isolamento de áreas comuns, como mesas, cadeiras, docas e depósitos. Contudo, a ação afetou principalmente três estabelecimentos da praça de alimentação.

A repercussão foi tão grande que o assunto ganhou espaço no telejornal “DF no AR”, onde a apresentadora Neila Medeiros compartilhou uma revelação pessoal:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu ouvi essa notícia e tinha comido lá no dia anterior”, disse, visivelmente surpresa.

Neila Medeiros traz detalhes sobre interdição da Vigilância Sanitária em shopping (Foto: Internet)
Neila Medeiros traz detalhes sobre interdição da Vigilância Sanitária em Shopping (Foto: Internet)

Denúncias chocaram consumidores

Entre as irregularidades apontadas pelos denunciantes estavam:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Presença de baratas;
  • Sujeira acumulada nas mesas e cadeiras;
  • Lixeiras expostas;
  • Câmaras frias e depósitos em estado insatisfatório.

O caso expôs falhas de fiscalização e comunicação entre os órgãos competentes, o que aumentou a insegurança de quem frequenta o local.

Vigilancia Sanitaria interditando a Praça de alimentação do ParkShopping (Foto Reprodução/Jornal de Brasília)
Vigilancia Sanitaria interditando a Praça de alimentação do ParkShopping (Foto Reprodução/Jornal de Brasília)

Contradições

Enquanto a Vigilância Sanitária decretava a interdição temporária e exigia nova inspeção em 24 horas, a Secretaria de Saúde do DF soltou uma nota afirmando que “não havia interdição no referido espaço”.

Essa divergência gerou confusão entre clientes e até mesmo entre os lojistas, que se viram sem informações claras.

Por fim, às 14h18 do mesmo dia, o próprio ParkShopping informou que a praça de alimentação já estava liberada para funcionamento, com exceção dos três restaurantes autuados.

Posicionamento dos estabelecimentos

Cada um dos três estabelecimentos em questão apresentou respostas à ação da Vigilância. O TV Foco segue aberto para manifestação de lado; Veja:

  • Brasil Vexado: Em nota ao G1, o restaurante afirmou que fez a limpeza e seguiu todas as normas sanitárias. O estabelecimento voltou a funcionar no mesmo dia, sem maiores transtornos.
  • O Árabe do Brasil: Representantes do restaurante alegaram que, após a inspeção, não houve identificação de infestação de insetos. O local reabriu no dia seguinte.
  • Marietta: Diferente dos outros, o Marietta decidiu manter-se fechado temporariamente a fim de atender às exigências de limpeza mais rigorosa e retomar suas operações apenas após a adequação total do ambiente.

Por fim, o shopping também se pronunciou, e afirmou, por meio de nota ao telejornal, que “(…) Que apresentou toda a documentação pedida pelo órgão, e realizou os procedimentos solicitados“.

Como fazer uma denúncia para a Vigilância Sanitária?

Fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária é um processo relativamente simples e pode ser feito de forma anônima — seja em nível municipal, estadual ou federal:

As formas mais comuns são:

  • Telefone 156 (em várias cidades como São Paulo e Brasília)
  • Ouvidoria do SUS – Disque 136
  • Site da Prefeitura ou da Secretaria Estadual de Saúde
  • Aplicativos oficiais, como:
    • e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão)
    • App da sua prefeitura (algumas têm canal direto)

Considerações Finais

Acima de tudo, o caso ocorrido no ParkShopping em setembro de 2024 revela como ações emergenciais da Vigilância Sanitária são essenciais para preservar a saúde pública.

Além disso, a ação evidencia a importância de comunicação transparente entre órgãos oficiais, estabelecimentos e consumidores.

Contudo, apesar do susto, os restaurantes já retomaram suas atividades, e o shopping reforçou seu compromisso com o bem-estar dos clientes.

Ainda assim, o episódio serve de alerta para o rigor na fiscalização e na escolha de onde consumir alimentos fora de casa.

Veja também a matéria especial sobre: Rato Frito: Descoberta em fast food liga alerta de vigilância em país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.