Home » Agora » Shoppings » Infestado de baratas: Vigilância Sanitária interdita 3 restaurantes de shopping popular no Brasil por asco
Infestado de baratas: Vigilância Sanitária interdita 3 restaurantes de shopping popular no Brasil por asco
Vigilância Sanitária faz inspeção em restaurantes de shopping popular após denúncia de baratas no local e faz interdição.
Ionara Santna
4 min de leitura
Vigilância Sanitária interdita restaurantes em shopping popular (Foto: Internet)
Um dos shoppings mais movimentados do país é alvo de ação da Vigilância Sanitária e bastidores chocam consumidores
A Vigilância Sanitária tem um papel essencial no cotidiano dos brasileiros: garantir que ambientes de consumo respeitem as regras de higiene e segurança alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, recentemente, uma ação de emergência do órgão no Distrito Federal escancarou um problema alarmante.
Logo, o caso gerou repercussão nacional e acendeu o sinal vermelho aos consumidores. Para entender os bastidores dessa operação, o TV Foco apurou todos os detalhes, segundo informações do R7.
Praça de alimentação do ParkShopping (Foto Reprodução/Jornal de Brasília)
Interdição no ParkShopping causa impacto
No dia 13 de setembro de 2024, a Vigilância Sanitária realizou uma inspeção rigorosa no ParkShopping, após receber denúncias sobre baratas e más condições sanitárias.
A vistoria resultou no isolamento de áreas comuns, como mesas, cadeiras, docas e depósitos. Contudo, a ação afetou principalmente três estabelecimentos da praça de alimentação.
A repercussão foi tão grande que o assunto ganhou espaço no telejornal “DF no AR”, onde a apresentadora Neila Medeiros compartilhou uma revelação pessoal:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu ouvi essa notícia e tinha comido lá no dia anterior”, disse, visivelmente surpresa.
Neila Medeiros traz detalhes sobre interdição da Vigilância Sanitária em Shopping (Foto: Internet)
Denúncias chocaram consumidores
Entre as irregularidades apontadas pelos denunciantes estavam:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presença de baratas;
Sujeira acumulada nas mesas e cadeiras;
Lixeiras expostas;
Câmaras frias e depósitos em estado insatisfatório.
O caso expôs falhas de fiscalização e comunicação entre os órgãos competentes, o que aumentou a insegurança de quem frequenta o local.
Vigilancia Sanitaria interditando a Praça de alimentação do ParkShopping (Foto Reprodução/Jornal de Brasília)
Contradições
Enquanto a Vigilância Sanitária decretava a interdição temporária e exigia nova inspeção em 24 horas, a Secretaria de Saúde do DF soltou uma nota afirmando que “não havia interdição no referido espaço”.
Essa divergência gerou confusão entre clientes e até mesmo entre os lojistas, que se viram sem informações claras.
Por fim, às 14h18 do mesmo dia, o próprio ParkShopping informou que a praça de alimentação já estava liberada para funcionamento, com exceção dos três restaurantes autuados.
Posicionamento dos estabelecimentos
Cada um dos três estabelecimentos em questão apresentou respostas à ação da Vigilância. O TV Foco segue aberto para manifestação de lado; Veja:
Brasil Vexado: Em nota ao G1, o restaurante afirmou que fez a limpeza e seguiu todas as normas sanitárias. O estabelecimento voltou a funcionar no mesmo dia, sem maiores transtornos.
O Árabe do Brasil: Representantes do restaurante alegaram que, após a inspeção, não houve identificação de infestação de insetos. O local reabriu no dia seguinte.
Marietta: Diferente dos outros, o Marietta decidiu manter-se fechado temporariamente a fim de atender às exigências de limpeza mais rigorosa e retomar suas operações apenas após a adequação total do ambiente.
Por fim, o shopping também se pronunciou, e afirmou, por meio de nota ao telejornal, que “(…) Que apresentou toda a documentação pedida pelo órgão, e realizou os procedimentos solicitados“.
Como fazer uma denúncia para a Vigilância Sanitária?
Fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária é um processo relativamente simples e pode ser feito de forma anônima — seja em nível municipal, estadual ou federal:
As formas mais comuns são:
Telefone 156 (em várias cidades como São Paulo e Brasília)
Ouvidoria do SUS – Disque 136
Site da Prefeitura ou da Secretaria Estadual de Saúde
Aplicativos oficiais, como:
e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão)
App da sua prefeitura (algumas têm canal direto)
Considerações Finais
Acima de tudo, o caso ocorrido no ParkShopping em setembro de 2024 revela como ações emergenciais da Vigilância Sanitária são essenciais para preservar a saúde pública.
Além disso, a ação evidencia a importância de comunicação transparente entre órgãos oficiais, estabelecimentos e consumidores.
Contudo, apesar do susto, os restaurantes já retomaram suas atividades, e o shopping reforçou seu compromisso com o bem-estar dos clientes.
Ainda assim, o episódio serve de alerta para o rigor na fiscalização e na escolha de onde consumir alimentos fora de casa.
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são:
Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.