Caixa, BB, Itaú e + cientes: Anúncio do Banco Central traz decreto de suspensão de 3,5M no PIX em 2025

O Banco Central divulgou um novo comunicado sobre o Pix. Cerca de 3,5 milhões de chaves de transferência foram excluídas.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Entenda comunicado do Banco Central (Foto: Agência Brasil)

Recente levantamento apontou que há diversas irregularidades, o que atinge diferentes instituições

O Banco Central divulgou um novo comunicado sobre o Pix. No primeiro trimestre de 2025, cerca de 3,5 milhões de chaves de transferência foram excluídas das plataformas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os dados divulgados, o número diz respeito às pessoas falecidas, que tiveram seus registros derrubados para prevenir fraudes, conforme as novas regras. A medida prevê a proteção dos usuários ativos, evitando problemas relacionados a transações financeiras indevidas.

No entanto, outras 4,5 milhões de chaves também apresentam erros de grafia no nome, o que pode causar problemas de identificação e transações. Por isso, o Banco Central ressalta que é importante que os usuários verifiquem e corrijam as informações para garantir a segurança das transferências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central fiscaliza as atividades financeiras no país, incluindo as instituições (Foto: Agência Brasil)

Até fevereiro, o BC havia registrado 836 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo 796 milhões vinculadas aos CPFs. Destas, 99% estão regulares e apenas 1% – cerca de 8 milhões – apresentavam problemas. Essa porcentagem, relativamente pequena, indica que a maioria está funcionando corretamente, mas ainda cabem ajustes.

Hoje, cerca de 250 milhões de transações acontecem diariamente, refletindo a importância da plataforma no país. Os dados abrangem todas as principais companhias bancárias, como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander, além de bancos digitais, como o Nubank.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Caixa Econômica também desempenha papéis importantes nesse cenário. Somente o banco federal atende mais de 150 milhões de pessoas. Esses números impressionantes evidenciam a necessidade de sistemas mais seguros e eficientes para lidar com a demanda que cresce a cada dia. Um novo levantamento deve ser divulgado em breve.

Caixa Econômica Federal já atende 150 milhões de pessoas, tendo a maior demanda (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que aconteceu?

Segundo o Banco Central, as inconsistências estão distribuídas da seguinte forma:

Cerca de 250 milhões de transferências via Pix acontecem por dia nas instituições (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o Banco Central!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile