Aviso aos adultos 18+: Bebida quente nº1 dos brasileiros acende alerta geral com aumento de risco de câncer

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Bebida quente aumenta risco de câncer (Foto: Divulgação)

Especialistas de saúde chamaram atenção para consumo de produto que está presente no cotidiano da maioria das pessoas

Sem sombra de dúvidas, o café está na lista de bebidas favoritas dos brasileiros. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do IBGE revelou que ele está presente em cerca de 80% das residências no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número chama atenção, mas o excesso também traz alguns alertas. Se consumido sem moderação, o café pode trazer sérios problemas, como agitação, irritabilidade, insônia e problemas cardíacos, por causa da cafeína.

O café está presente em 80% das casas brasileiras, sendo uma das bebidas mais importantes, mas consumo em excesso pode trazer riscos à saúde (Foto: Divulgação)

Aliás, não é somente isso. Isso porque a temperatura também oferece risco de câncer, como apontou um estudo do Frontiers in Nutrition. Porém, isso vale ainda para outras bebidas, incluindo o chá quente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem abusa da temperatura na xícara com frequência, as chances de desenvolver um câncer no esôfago são grandes. Especialistas de saúde apontam que o calor pode danificar as células, causando inflamações e sérias lesões.

Com o passar do tempo, isso acaba deixando o corpo mais vulnerável para alterações celulares que costumam levar aos tumores. Este ano, a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer classificou as bebidas acima de 65°C como “possivelmente carcinogênicas”.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consumir café quente com frequência, como faz a maior parte das pessoas, aumenta o risco de câncer no esôfago, apontam especialistas de saúde (Foto: Divulgação)

Afinal, quais os sintomas do câncer no esôfago?

Câncer no esôfago aparece como o 6º mais comum entre homens e o 15º entre mulheres no Brasil (Foto: Divulgação)

Conclusão

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, esse é um tipo de tumor que se desenvolve no tubo muscular que liga a garganta ao estômago, surgindo quando as células começam a crescer de forma desordenada. Ele é o 6º tipo mais comum entre homens e o 15º entre mulheres. Um levantamento do INCA apontou que 11 mil pessoas são diagnosticadas por ano.

O tratamento do câncer de esôfago pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, dependendo do estágio da doença e do objetivo do médico sobre o tratamento. Entre os procedimentos mais comuns, está a esofagectomia, que serve para a remoção. Depois disso, podem surgir ainda as ações posteriores, que combinam os quatro citados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Contudo, veja ainda outras informações sobre saúde, beleza e bem-estar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile