Especialistas de saúde chamaram atenção para consumo de produto que está presente no cotidiano da maioria das pessoas
Sem sombra de dúvidas, o café está na lista de bebidas favoritas dos brasileiros. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do IBGE revelou que ele está presente em cerca de 80% das residências no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O número chama atenção, mas o excesso também traz alguns alertas. Se consumido sem moderação, o café pode trazer sérios problemas, como agitação, irritabilidade, insônia e problemas cardíacos, por causa da cafeína.
Aliás, não é somente isso. Isso porque a temperatura também oferece risco de câncer, como apontou um estudo do Frontiers in Nutrition. Porém, isso vale ainda para outras bebidas, incluindo o chá quente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem abusa da temperatura na xícara com frequência, as chances de desenvolver um câncer no esôfago são grandes. Especialistas de saúde apontam que o calor pode danificar as células, causando inflamações e sérias lesões.
Com o passar do tempo, isso acaba deixando o corpo mais vulnerável para alterações celulares que costumam levar aos tumores. Este ano, a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer classificou as bebidas acima de 65°C como “possivelmente carcinogênicas”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quais os sintomas do câncer no esôfago?
- Perda de peso
- Dor
- Indigestão
- Azia
- Vômitos e náusea
- Tosse persistente
- Rouquidão
- Cansaço
- Mal-estar
Conclusão
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, esse é um tipo de tumor que se desenvolve no tubo muscular que liga a garganta ao estômago, surgindo quando as células começam a crescer de forma desordenada. Ele é o 6º tipo mais comum entre homens e o 15º entre mulheres. Um levantamento do INCA apontou que 11 mil pessoas são diagnosticadas por ano.
O tratamento do câncer de esôfago pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, dependendo do estágio da doença e do objetivo do médico sobre o tratamento. Entre os procedimentos mais comuns, está a esofagectomia, que serve para a remoção. Depois disso, podem surgir ainda as ações posteriores, que combinam os quatro citados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Contudo, veja ainda outras informações sobre saúde, beleza e bem-estar!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE