Beira da falência e engolido por rival: O fim de banco tradicional gigante após intervenção do Banco Central

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

11/11/2023 23h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco tradicional foi engolido por rival e sofreu intervenção do Banco Central (Foto: Reprodução Internet)

Banco tradicional foi engolido por rival e precisou sofrer intervenção do Banco Central

Muitos bancos que alcançaram o ápice do sucesso no passado não conseguiram se manter nos novos tempos e enfrentaram a temida falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa matéria vamos relembrar um banco muito famoso na década de 90, mas que acabou engolido por rival após a intervenção do Banco Central.

O Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A (Bamerindus) foi uma instituição bancária brasileira com sede em Curitiba. O grupo empresarial era de propriedade da família Andrade Vieira, fundado por Avelino Antônio Vieira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1994, o banco enfrentou dificuldades financeiras, levando-o a participar do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER). Apesar dos esforços de recuperação, o programa não obteve sucesso, resultando na intervenção do Banco Central em 1997 e posterior falência.

Nesse processo, uma parte do banco foi incorporada pelo HSBC, enquanto a outra parte ficou sob controle do Banco Central. O último presidente do Bamerindus foi José Eduardo de Andrade Vieira.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O banco que teve a falência como seu fim, ficou marcado pela memorável propaganda de sua caderneta de poupança, protagonizada pelo ator Toni Lopes no início da década de 1990.

“O tempo passa, o tempo voa; e a ‘Poupança Bamerindus’ continua numa boa… é a ‘Poupança Bamerindus’!”, dizia o jingle, que teve autoria de Milce Junqueira, Fernando Rodrigues e Fernando Leite Colucci.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa propaganda era veiculada principalmente na Rede Globo durante o programa Domingão do Faustão.

Cabe ressaltar que a instituição que sofreu a intervenção do Banco Central teve fundação em 1929, durante a crise mundial, Avelino Vieira tomou a decisão de estabelecer uma instituição bancária em Tomazina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para concretizar essa iniciativa, associou-se a alguns amigos e fundou a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (BPA). Em 1944, o BPA foi incorporado pelo Banco Comercial do Paraná, no qual Avelino assumiu a posição de diretor comercial.

Em 1951, Avelino Vieira assumiu o controle do Banco Meridional da Produção, que contava com apenas quatro agências, e alterou sua razão social para Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril de 1971, houve uma mudança nessa denominação, e o Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A passou a ser o Banco Bamerindus do Brasil S/A. Durante as décadas de 1970 e 1980, o Bamerindus destacou-se como uma das maiores instituições bancárias da América do Sul, entrando, no entanto, em crise e colapso nos anos 1990.

Banco Bamerindus - Foto Internet

Banco Bamerindus – Foto Internet

QUAL O TERRIVEL COMUNICADO EMITIDO PELO BC?

O Banco Central deixou o país em alerta máximo com um comunicado que traz uma notícia preocupante. A informação emitida promete ter um impacto tenebroso na economia brasileira.

+ Passagem totalmente de GRAÇA em São Paulo: Nova lei dos ônibus acaba de ser aprovada para milhões em novembro 

O Banco Central soltou um comunicado nas redes sociais que tem um toque de preocupação. A notícia que eles trouxeram é daquelas que não dá para ignorar e que vai impactar o Brasil por um tempo. Para saber os detalhes desse comunicado, leia a matéria completa clicando aqui!

Banco Central (Foto: Reprodução / Antonio Molina / Folhapress)

Banco Central (Foto: Reprodução / Antonio Molina / Folhapress)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: pedro.fonseca@otvfoco.com Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.