INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe um alerta para todos desse grupo de beneficiários que podem ter o benefício bloqueado e precisam recuperar o acesso
O INSS trouxe um comunicado para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) e tiveram o benefício bloqueado por conta da falta de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e ou porque não fizeram atualização das informações há de 48 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo Federal estava suspendo o pagamento de beneficiários dessa lista e por esse motivo, muitos se perguntaram o que precisaria ser feito para reaver o benefício. Pois bem, há 2 passos para isso.
Conforme informações, quem teve o pagamento bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único precisa ligar para a Central de Atendimento 135, que recebem ligações gratuitas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, ainda há a opção de se dirigir ao Cras da sua região com os documentos pessoais e regularizar a situação no CadÚnico. Após isso, é aguardar para desbloquear.
Enquanto tempo o INSS passa a liberar o benefício?
Para quem fez a ligação, o BPC deverá ser desbloqueado em até 72 horas. Sendo assim, é um tempo relativamente pequeno após você se regularizar e resolver sua situação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, se o beneficiado não prestar as informações no CRAS do seu município nos prazos previstos no programa (de 45 e 90 dias, a depender da região), o BPC será suspenso.
Vale destacar que bloqueio é diferente de suspensão. Afinal, no primeiro caso, você resolve de forma rápida. Mas, no segundo, o processo é mais burocrático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, pode sofrer até mais para ter acesso ao benefício novamente. Você precisará enfrentar todo o processo de concessão e isso pode durar meses. Sendo assim, não é interessante.
E quando caem os pagamentos do INSS nesse mês de novembro?
Além disso, já temos as datas desse mês de novembro e é só consultar abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 24 de novembro;
- Final 2: 27 de novembro;
- Final 3: 28 de novembro;
- Final 4: 29 de novembro;
- Final 5: 30 de novembro;
- Final 6: 1º de dezembro;
- Final 7: 4 de dezembro;
- Final 8: 5 de dezembro;
- Final 9: 6 de dezembro;
- Final 0: 7 de dezembro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de dezembro;
- Finais 2 e 7: 4 de dezembro;
- Finais 3 e 8: 5 de dezembro;
- Finais 4 e 9: 6 de dezembro;
- Finais 5 e 0: 7 de dezembro.
