O acesso inclusivo para pessoas de baixa renda já é uma realidade em diversas cidades
Apesar de ser fundamental na vida e no cotidiano, a internet ainda é considerada luxo na vida de muita gente. Para famílias que vivem com o básico, pagar a mensalidade de um plano de banda larga está longe de ser uma prioridade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, para facilitar o acesso à educação e informações que são, sim, necessárias, as redes são essenciais. Pensando nisso, o Governo Federal lançou uma nova ação que facilita o acesso aos espaços virtuais, promovendo inclusão aos mais carentes.
Para quem não sabe, o programa Internet Brasil é uma iniciativa do Ministério das Comunicações e da Educação, com o objetivo de levar conexão aos estudantes e famílias de baixa renda. As informações estão disponíveis no site do Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O benefício, no entanto, é aberto aos alunos da educação básica da rede pública, que sejam integrantes de grupos registrados no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. Se estiver tudo dentro das regras, é liberado um chip e o pacote de dados grátis.
Porém, a ação ainda não está disponível para todos os estados. Por enquanto, ainda é limitado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em quais cidades estão abertas as inscrições para o programa Internet Brasil?
Segundo o Governo Federal, a implantação tem sido feita de maneira gradual. O foco, até então, são os lugares que exigem mais necessidade, onde há um número maior de pessoas que dependem de internet. Mas, a ideia é se expandir cada vez mais.
Até o momento, a ação está disponível nos municípios de:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Caicó e Mossoró (RN);
- Campina Grande (PB);
- Caruaru e Petrolina (PE);
- Juazeiro (BA);
- Araguari (MG);
- Conceição das Alagoas (MG);
- Nova Serrana (MG);
- Prata (MG);
- Uberaba e Uberlândia (MG).