Biometria no INSS: Entenda todos os detalhes sobre a nova exigência da Previdência Social

Nova exigência do INSS traz uso da biometria para acesso a serviços e benefícios. Entenda quem precisa fazer, prazos e tudo mais

07/09/2025 13h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Biometria no INSS: Entenda todos os detalhes sobre a exigência (Foto: Reprodução/ Internet)

Entenda todos os detalhes sobre a exigência da biometria para ter acesso aos benefícios do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai tornar a biometria obrigatória para acessar benefícios. Segundo o governo a medida visa aumentar a segurança e reduzir fraudes. A seguir, entenda todos os detalhes para se preparar e evitar problemas com a nova exigência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Decreto n.º 12.561, assinado em 23 de julho de 2025, define as regras de utilização da biometria nos processos do INSS. A implantação começa 120 dias após a publicação, o que conforme a previsão deve se dar por volta de 20 de novembro de 2025.

Ademais, vale destacar que essa é a data de início do processo. Enquanto o cronograma oficial não é divulgado, os segurados podem continuar usando documentos tradicionais, como carteira de identidade (RG), CNH ou título de eleitor, para requerer benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A obrigatoriedade será gradual e de acordo com o INSS seguirá um cronograma específico definido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Consequências de não cadastrar a biometria

Quando a biometria se tornar obrigatória, quem não fizer o cadastro poderá ter o benefício suspenso temporariamente. Além disso, novos requerimentos podem ser negados e, em situações extremas, o benefício ativo pode ser cancelado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O governo garante que haverá divulgação prévia e prazos suficientes para que todos os segurados possam se adaptar sem prejuízos. Todas as orientações oficiais serão publicadas com antecedência e de forma clara, permitindo que os beneficiários saibam exatamente como e quando realizar o cadastro.

Já preciso ir fazer a biometria?

Em resumo, o governo orienta que ninguém procure atendimento neste momento, já que o sistema ainda não está em vigor. Como destacamos, quando o governo divulgar o cronograma, ele explicará quem deve comparecer, em qual local e em que momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dicas para não ter problemas com a biometria

  • Em primeiro lugar, aguarde o cronograma oficial antes de se preocupar com a obrigatoriedade.
  • Continue usando documentos tradicionais até a implementação completa.
  • Cadastre a biometria assim que o INSS liberar o procedimento.
  • Prefira canais oficiais para acompanhar seu benefício e tirar dúvidas.

Qual o valor da aposentadoria do INSS?

Em suma, neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Ademais, o órgão reajusta anualmente seus benefícios, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, e define o valor mínimo com base na inflação medida pelo INPC.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.