Pagamento bloqueado em bancos e +: Nova lei do CPF vigor com 3 mudanças

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/09/2024 12h53

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei do CPF pode bloquear pagamentos em todos os bancos (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira as 3 mudanças no documento com a nova lei do CPF em vigor. A novidade trouxe até mesmo pagamento bloqueado em bancos

O Cadastro de Pessoa Física, é um dos principais documentos do cidadão brasileiro. Segundo a Receita Federal, sem o cadastro no CPF a pessoa fica impossibilitada de realizar diversas atividades no país, por exemplo, as financeiras como a abertura de contas, solicitação de empréstimos, entre outros, bem como nos cadastros do Governo para acesso a serviços públicos, como saúde, educação e previdência social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre algumas mudanças que assustaram a população envolvendo o cadastro, que pode gerar até pagamento bloqueado nos bancos. Acontece que a Receita Federal divulgou uma atualização significativa no processo de gestão do CPF. Agora, o órgão poderá empregar a tecnologia de reconhecimento facial para corrigir eventuais inconsistências nos registros cadastrais.

De acordo com as informações divulgadas pelo portal ‘Jus Brasil’, esta iniciativa visa reforçar a segurança nos procedimentos de obtenção e regularização do CPF, assegurando a correta alocação dos recursos públicos e combatendo possíveis práticas fraudulentas ou desvios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O reconhecimento facial é fundamental para a segurança dos cidadãos (Reprodução: Internet)
O reconhecimento facial é fundamental para a segurança dos cidadãos (Reprodução: Internet)

Segundo o publicado no Diário Oficial da União (DOU), em caso de divergências de informações durante o processo de obtenção ou regularização do documento, a Receita Federal poderá chamar o cidadão em uma unidade de atendimento (UA), para recolher uma imagem facial para fins de reconhecimento do indivíduo.

Nesse caso, segundo a fonte, o cidadão deverá fornecer um documento de identidade original em casos que envolvam mudanças nos dados cadastrais, cancelamentos ou inclusão no CPF. Por outro lado, se todas as informações estiverem corretas, a emissão pode ser realizada de forma online, assegurando a segurança no acesso aos serviços públicos e a correta utilização dos recursos pelo governo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Contas em bancos bloqueadas e mais

Ficar com o CPF irregular ou inativo pode levar a consequências ruins para o brasileiro, como, por exemplo, ter sua conta bancária totalmente bloqueada, já que o documento é de suma importância nos serviços financeiros. Ficando impossibilitado de fazer qualquer tipo de movimentação, como pagar contas, transferir dinheiro ou mesmo investir o recurso que está lá.

Ainda de acordo com as informações do ‘Jus Brasil’, com o CPF irregular, a pessoa NÃO pode tirar passaporte. Além de não poder realizar compra e venda de imóveis e adquirir qualquer tipo de financiamento, por exemplo. Por fim, ter o Bolsa Família cortado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como regularizar o CPF?

Segundo a Receita Federal, se a situação cadastral de um CPF está “regular”, quer dizer que o cidadão não tem pendências em seu cadastro. Ou seja, não há nada a ser regularizado. No entanto, há outras situações cadastrais que indicam problemas, ou seja, indicam que o CPF está irregular. São elas:

  • Pendente de regularização: indica que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos.
  • Suspensa: significa que o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.
  • Titular falecido: situação indica que foi informada data de falecimento no documento.
  • Cancelada: o CPF foi cancelado por duplicidade ou em virtude de decisão administrativa ou judicial.
  • Nula: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Para você saber qual a situação cadastral do CPF de um indivíduo, é preciso realizar a consulta por meio do site da Receita, neste link. É preciso preencher os dados solicitados, fazer a verificação de segurança (Captcha) e clicar em consultar. Ao clicar, o indivíduo verá na tela o comprovante de situação cadastral, com informações como nome, número do CPF. Além de data de nascimento, data de inscrição e, claro, situação cadastral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.