Bloqueio nos bancos e no INSS: Lei do novo RG entra em vigor com 3 proibições assustando os brasileiros

Lei do novo RG entra em vigor com 3 proibições
Antes de mais nada, é válido salientar que o governo brasileiro anunciou recentemente o novo modelo de carteira de identidade, ou seja, o novo RG. É que antes o RG era emitido por cada unidade da federação, podendo uma mesma pessoa ter 27 documentos, o que acaba sendo um grande problema.
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Porem, desde que entrou em vigor, um documento único será emitido e começará a substituir os que estão em vigor. As carteiras de identidades atuais valerão por até 10 anos para as pessoas até 60 anos e, para quem tem acima de 60, será aceita por prazo indeterminado.
Segundo informações do site blog.meuid, em algumas instituições podem acontecer algumas solicitações, como no caso do documento estiver deteriorado ou com foto envelhecida, os países entendem que o RG perdeu a capacidade de identificar a pessoa. Portanto, a emissão da 2ª via se torna essencial.
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Sendo assim, por exemplo, na hora de fazer um empréstimo no banco também é necessário apresentar o documento atualizado, para diminuir o risco de você sofrer uma fraude e outra pessoa pegar um empréstimo no seu nome.

É importante ressaltar ainda que, além dos bancos, a Polícia Federal também passou a recusar RG desatualizado ou com mau estado de conservação para a emissão de passaporte, pois essa documentação impossibilita a identificação correta da pessoa.
Não obstante, até mesmo para manter o benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados e pensionistas precisam fazer a chamada prova de vida, apresentando a documentação nos bancos o RG com até 10 anos de emissão.

Por fim, também ressaltamos que, em caso de Rgs roubados, pode ser preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento, o CPF ou comprovante de inscrição e se dirigir até um posto policial para fazer o Boletim de Ocorrência se tiver ocorrido furto.
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Como emitir o novo RG?
Para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento.
As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
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Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br