“Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres

Tudo sobre a proibição da Anvisa confirmada por Rodrigo Bocardi, atingindo as mulheres
Na manhã do dia 22 de outubro deste ano de 2024, Rodrigo Bocardi paralisou o Bom Dia São Paulo destacando a proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), contra implantes hormonais, o famoso chip da beleza”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO a partir das informações divulgadas por Bocardi no Bom Dia São Paulo, a medida da Anvisa entrou em vigor, pegando principalmente as mulheres de surpresa.
“Uma medida da Anvisa, mas, que já vinha sendo debatida por associações médicas devido aos riscos à saúde”, destaca Rodrigo Bocardi, em seguida a reportagem segue explicando melhor a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anvisa proíbe a venda de implantes hormonais manipulados
De acordo com informações do portal ‘G1’ e de apurações realizadas pela equipe de redação do TV FOCO, a Anvisa suspendeu a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados.
Conforme Bocardi destacou, esse “chip da beleza”, é um tipo de terapia hormonal para fins estéticos. Além disso, seu uso também poderia ser vinculado ao tratamento de sintomas da menstruação e menopausa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A Anvisa destaca que, a medida preventiva foi adotada após denúncias apresentadas pelas entidades médicas. Diversas associações alertaram sobre o aumento significativo do uso indevido do implante.
O ‘G1’ destaca que, em dezembro de 2023, pelo menos 7 entidades médicas pediram à Anvisa a proibição. Isso porque, conforme as associações, há uma alta no atendimento de pacientes com problemas devido ao uso de implantes que combinavam vários hormônios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da suspensão, a Anvisa publicou um alerta sobre o uso. “Implantes hormonais para fins estéticos e de desempenho podem ser prejudiciais à saúde, além de não haver comprovação de segurança e eficácia para essas finalidades”, destaca.

Afinal, quais os riscos do “Chip da Beleza”?
Esses implantes são de aplicação subcutânea, que liberam um hormônio lentamente no organismo. Existem diversos tipos, porém, o “chip da beleza”, é o nome dado aos implantes de gestrinona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A gestrinona, é um hormônio sintética da progesterona, que visa aumentar a produção de testosterona. No entanto, devido à falta de evidências cientificas da eficácia e segurança do produto, sua suspensão foi decretada.
De acordo com a Anvisa, os principais efeitos colaterais e riscos associados aos implantes hormonais são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Elevação do colesterol e triglicerídeos no sangue
- Hipertensão arterial
- Acidente vascular cerebral (AVC)
- Arritmia cardíaca
- Crescimento excessivo de pelos em mulheres
- Queda de cabelo
- Acne
- Alteração na voz
- Insônia
- Agitação
Considerações finais
A ausência da comprovação cientifica de benefícios e segurança no uso dos famosos implantes hormonais manipulados, levou a suspensão preventiva desses produtos.
Não somente a Anvisa, mas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) também já havia proibido os chips devida aos possíveis riscos à saúde. Além disso, várias entidades médicas já haviam acionado a Anvisa.
Destacando então, a importância da atuação da Anvisa, visto que, a suspensão da manipulação e venda dos implantes, garante a segurança e saúde da população, principalmente das mulheres.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE A ANVISA.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br