Governo anuncia novo procedimento que será exigido aos beneficiários do Bolsa Família que querem seguir recebendo o auxílio
O Bolsa Família passará por uma mudança nos próximos meses. O governo confirmou uma nova exigência, um recadastramento biométrico para parte dos beneficiários. Assim, visando dar mais segurança ao programa e garantir que os pagamentos de R$ 600 continuem chegando às famílias que precisam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo começa a valer 120 dias após a publicação oficial da medida (que ocorreu no fim de julho) e acabará sendo aplicado de forma gradual em todo o país. A novidade é vista como uma forma de combater fraudes e organizar ainda mais os cadastros dos programas sociais.
Quem vai precisar fazer a biometria?
Nem todos os beneficiários terão que passar pelo recadastramento. O governo exigirá o recadastramento apenas dos beneficiários que ainda não têm dados biométricos registrados em seus sistemas. Quem já registrou impressões digitais ou reconhecimento facial em órgãos como a Justiça Eleitoral ou o INSS estará dispensado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coleta de dados biométricos será organizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O governo reforça que os beneficiários não devem procurar postos por conta própria. Todos precisam aguardar a convocação oficial, que informará local, data e orientações específicas para cada caso.
Ainda não há prazo final para a conclusão do processo, mas todas as instruções serão divulgadas pelos canais oficiais. Por isso, os beneficiários devem manter os dados de contato atualizados no CadÚnico e acompanhar atentamente as atualizações que o governo publica nos portais oficiais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma medida necessária
De acordo com o governo, a biometria confirma de forma eficiente a identidade dos beneficiários. Com ela, o governo consegue reduzir fraudes. Além disso, consegue evitar pagamentos indevidos e garantir que os recursos estejam sendo usados de forma responsável.
O governo federal aplicará o procedimento não apenas aos beneficiários do Bolsa Família, mas também a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros auxílios sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atenção para não perder o benefício
Dessa forma, para seguir recebendo o valor de R$600 do Bolsa Família, é fundamental que os convocados compareçam ao recadastramento dentro do prazo indicado. A biometria será uma etapa obrigatória e quem não fizer poderá ter até mesmo o saque bloqueado.
Frisando que a medida ainda não está em vigor e cada beneficiário receberá a convocação quando for a hora certa de realizar o cadastro ou recadastro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, CLIQUE AQUI e veja todas as últimas notícias sobre o Bolsa Família.