Bolsonaro tenta derrubar Globo, mas audiência do Jornal Nacional cresce e bate recorde em meses

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
Globo, Bolsonaro e seus ministros vivem em pé de guerra (Foto: Montagem)

Globo, Bolsonaro e seus ministros vivem em pé de guerra (Foto: Montagem)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo atinge boa audiência com o Jornal Nacional mesmo com polêmica envolvendo Bolsonaro que ameaçou a emissora e gerou revolta entre os apoiadores do político.

Em meio à guerra com a Globo, Bolsonaro chegou a ameaçar a emissora com a possível não renovação da concessão se o processo não estiver “enxuto”. A polêmica declaração aconteceu após uma reportagem do Jornal Nacional citar o nome dele em uma investigação do caso Marielle Franco.

Nesse sentido, a audiência do telejornal vem aumentando nos últimos meses embora haja os ataques do presidente que possui vários apoiadores. Na semana passada, por exemplo, obteve seu melhor índice no Ibope desde o final de agosto. No PNT (Painel Nacional de TV), o JN atingiu uma média de 30,6 pontos entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro (cada ponto do Kantar Ibope equivale a 248.647 domicílios).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, foi a primeira vez que o jornalístico ultrapassou os 30 pontos desde a última semana de agosto. O média semanal só não ficou superior a média de 19 e 25 de agosto, quando o telejornal atingiu 31,8 pontos.

Após os ataques ao canal, emissora respondeu ao presidente Jair Bolsonaro por meio de um nota divulgada. Isso porque, o político disse em live que emissora faz “patifaria” e fica “infernizando sua vida”. Foi uma reaação a uma reportagem do Jornal Nacional, que citou o nome do presidente na investigação do caso Marielle Franco.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No comunicado da emissora foi dito que “não fez patifaria nem canalhice”, mas sim “jornalismo com seriedade e responsabilidade”. O canal ainda disse que “o presidente revele não conhecer a missão do jornalismo de qualidade use termos injustos para insultar aqueles que não fazem outra coisa senão informar com precisão o público brasileiro”.

Antes disso, Bolsonaro contou que “não perseguirá” a Globo, mas a renovação da concessão em 2022 dependerá se o processo estiver “enxuto”. Em resposta a essa declaração, o canal informou que “não poderia esperar do presidente outra atitude” e que “há 54 anos, jamais deixou de cumprir suas obrigações”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É válido lembrar que Jornal Nacional, que chegou à média de 30,6 pontos, ficou somente atrás da novela A Dona do Pedaço, com 39 pontos na contagem de domicílios. Já em relação aos dados relativos ao alcance individual, o JN ficou na frente da trama das 21h.

Nesse modelo diferente de contagem, o instituto considera o percentual de pessoas diferentes que foram atingidas pelo programa, mostrando “A Dona do Pedaço” com 48,6 pontos, contra 48,9 do Jornal Nacional. Cada ponto representa a 693.786 indivíduos alcançados, cerca de 200 mil mais telespectadores alcançados que o folhetim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional que teve aumento na audiência (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

Sair da versão mobile