Bolsonaro vira vilão dos quadrinhos do Batman, X-Men e Demolidor; confira como ele foi retratado

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
Bolsonaro na hq Cavalo de Teta (Foto: Reprodução)

Bolsonaro na hq Cavalo de Teta (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro virou inimigo dos super-heróis americanos

O presidente Jair Bolsonaro começou a ser citado como vilão em histórias em quadrinhos famosas, como Batman, X-Men e Demolidor.

Na semana passada, na hq The Dark Knight Returns, chamada “The Golden Child”., do Batman cuja edição foi escrita pelo roteirista Frank Miller e ilustrada pelo premiado artista brasileiro Rafael Grampá, Bolsonaro faz uma aparição, segundo informações do Extra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na publicação, ele é retratado como uma figura que promove a violência e é identificado pelo nome “JM. Bozo” em sua conta do Twitter, uma clara referência a Jair Messias. Embaixo da foto do presidente, em inglês, a mensagem que teria sido tuitada pelo Bolsonaro. “Se dependesse de mim, todo cidadão de bem teria uma arma de fogo em sua residência”, diz a fala dele no quadrinho do Batman.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, em janeiro a história em quadrinhos do Demolidor trouxe outra suposta referência ao Presidente. Em uma das páginas, ao retratar uma manifestação a favor de um político populista, há um cartaz dizendo “Fisk mito”, em relação ao novo prefeito de Nova York, Wilson Fisk. A versão americana traz o termo “Fisk rules” (algo como “Fisk manda”), contudo foi traduzida pelo brasileiro Paulo França com o termo “mito”, usada pelos seguidores do Bolsonaro, como informa o Extra.

Outra semelhança é que Wilson Fisk se elegeu com uma plataforma populista, espalhando notícias falsas para os seus eleitores. Fisk é inimigo do Demolidor. Em setembro, a hq do X-Men colocou o governo brasileiro como inimigo, na revista “House of X”, escrita por Jonathan Hickman. Na trama, o Brasil é retratado como um dos países que rejeitaram ter relações diplomáticas com os mutantes, votando contra a criação do estado no qual os X-Men seria isolados, algo como o Apartheid. Além do Brasil, outros países, como Rússia, Irã, Coreia do Norte e Venezuela, não aceitam o acordo e são mostrados como contra os mutantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro na HQ do Batman (Foto: Reprodução)

Fora essas revistas publicadas, em agosto, David Loyd, o coautor de “V de Vingança”, clássico dos quadrinhos que se tornou filme em 2005, esteve no Brasil em um evento e disse que o governo de Bolsonaro tem paralelo com a sua trama. Ele disse que estava ouvindo “coisas nada boas” sobre o presidente atual. V de Vingança retrata um futuro distópico em que o Reino Unido é comandado por um governo neofascista que persegue as minorias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Sair da versão mobile