Dia Nacional da Televisão: “Bom Dia & Cia com Patati Patatá” homenageia programas clássicos do SBT

Edição especial relembra atrações que marcaram gerações e celebra os 75 anos da televisão no Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quinta-feira, 18 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Televisão, o “Bom Dia & Cia com Patati Patatá“apresenta uma edição especial dedicada à história da TV brasileira e aos programas que fizeram parte da vida de milhões de brasileiros. A iniciativa celebra os 75 anos da primeira transmissão oficial de TV no país, realizada pela TV Tupi em 1950, e também reforça o papel do SBT, que completou 44 anos de trajetória.
Ao lado de personagens queridos como Melocoton, Tony Tonelada e Manutenção, os palhaços Patati e Patatá comandam uma manhã nostálgica e divertida, apresentando trechos e curiosidades de programas históricos do SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Hebe” e a Rainha da TV
Hebe Camargo (1929–2012) foi uma das figuras mais emblemáticas da televisão brasileira, com uma carreira que começou como cantora nos anos 1940 e se consolidou na TV a partir de 1950, quando participou da primeira transmissão da TV brasileira, na TV Tupi. Ao longo das décadas, comandou o “Programa Hebe” em emissoras como SBT, Record, Bandeirantes e RedeTV!, sempre com seu estilo elegante, entrevistas espontâneas e o famoso sofá que virou marca registrada. Conhecida como a “Rainha da TV”, Hebe se destacou não só pelo carisma e pelos bordões como “Ai, que gracinha!”, mas também por levantar temas sociais e defender causas como o empoderamento feminino.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A relação entre Hebe Camargo e Silvio Santos começou nos primórdios da televisão, nos anos 1950, quando ambos ainda davam os primeiros passos no meio. A amizade e admiração mútua se fortaleceram ao longo dos anos, especialmente após 1986, quando Hebe foi contratada por Silvio para integrar o elenco do SBT, permanecendo por mais de duas décadas como uma das principais estrelas da emissora, e contribuindo diretamente para a consolidação de uma programação voltada ao entretenimento familiar.
“Programa Raul Gil” e o Vovô Raul
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Raul Gil é um dos apresentadores mais longevos da televisão brasileira, conhecido por seu estilo irreverente e programas voltados para calouros e talentos musicais. Nascido em 1938, começou sua carreira nos anos 1960 e passou por várias emissoras (Record, Bandeirantes, Manchete, Tupi, Excelsior); no SBT apresentou o tradicional “Programa Raul Gil”. Seu bordão “vamos aplaudir!” e os quadros de revelação musical fizeram história, especialmente com crianças e jovens talentos. Entre seus quadros mais famosos estão “Para quem você tira o chapéu?”, “Jovens Talentos” e “Shadow Brasil”.
Sempre com bom humor, se tornou sinônimo de palco para novos artistas, conquistando o público com sua figura carismática de “Vovô Raul”, principalmente por sua relação afetuosa com as crianças no palco. Durante anos, recebeu pequenos cantores com carinho e respeito, criando momentos emocionantes e revelando talentos que mais tarde se destacaram na mídia, como Maisa Silva e MC Melody. Seu programa também se tornou espaço de diversidade, dando voz a artistas de diferentes estilos e origens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Praça É Nossa” e Carlos Alberto de Nóbrega
O programa “Praça da Alegria”, originalmente criado por Manoel de Nóbrega, começou a formatar-se em 1956. A primeira exibição propriamente dita ocorreu em 1957, na TV Paulista (canal de São Paulo). A partir daí, a “Praça da Alegria” foi levado também para outras emissoras, como TV Rio e Record. Manoel deu a Silvio Santos sua primeira grande oportunidade no rádio e depois na televisão. Ele foi uma espécie de mentor para Silvio, o indicando para trabalhos e orientando seus primeiros passos na comunicação. Quando Silvio começou a querer produzir seus próprios programas, Manoel foi um dos que o apoiaram e acreditaram em seu potencial como empresário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1987, Carlos Alberto de Nóbrega, filho de Manoel, retomou o formato. Primeiro com um programa chamado “Praça Brasil”, na TV Bandeirantes, depois migrou para o SBT, onde lançou “A Praça É Nossa” em 7 de maio de 1987, mantendo muitos dos elementos tradicionais do formato original. Carlos Alberto herdou o talento cômico do pai e criou, em 1987, o humorístico “A Praça É Nossa”, que está no ar até hoje no SBT. Sentado no tradicional banco da praça, ele comanda esquetes com personagens icônicos como Paulinho Gogó, Marlei Cevada, João Plenário, Matheus Ceará, entre muitos outros. Com estilo simples e humor popular, o programa se tornou um dos mais longevos da TV brasileira.
“´Programa do Ratinho “e Carlos Massa
O “Programa do Ratinho” é um dos mais populares e duradouros programas de auditório da televisão brasileira, exibido pelo SBT desde 1998. Conhecido pelo formato irreverente, mistura de jornalismo popular, humor, debates, quadros curiosos e musicais ao vivo, a atração se tornou marca registrada das noites da emissora. Com bordões como “Rapaaaaz!” e quadros icônicos como “Teste de DNA”, “Dez ou Mil” e “Jornal Rational”, o programa conquistou um público fiel e se destaca pela espontaneidade e pelo contato direto com o povo. Mesmo com mudanças ao longo dos anos, mantém seu estilo popular e informal, sempre trazendo assuntos do cotidiano com muito humor e opinião.
O apresentador Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho, nasceu em 1956 no Paraná e começou sua carreira como radialista. Ganhou destaque nacional no fim dos anos 1990 por seu jeito direto e polêmico, combinando entretenimento com denúncias e debates populares. Além da TV, Ratinho é empresário e também é conhecido pela linguagem acessível que fala diretamente com as classes populares.
“Passa ou Repassa “e Celso Portiolli
“Passa ou Repassa” estreou em 1987 sob comando de Silvio Santos, dentro do “Programa Silvio Santos”. A partir de 1988, Gugu Liberato passa a comandar o game. Em 1995, Angélica o apresenta numa nova fase diária. Em 1996, Celso Portiolli inicia sua trajetória no comando da atração, que permaneceu no ar até 2000. A partir de 2013, volta como quadro do “Domingo Legal”.
Celso Portiolli cresceu como fã de Silvio Santos, assistindo aos programas do “homem do Baú” e admirando sua presença na televisão. Antes da fama, Celso trabalhou como radialista e apresentador em rádios no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Ele já era muito criativo, fazia pegadinhas no rádio, quadros engraçados e sonhava em trabalhar na televisão. Em 1994, Celso mandou uma carta com uma fita para o SBT com ideias de “Câmeras Escondida” para o programa “Topa Tudo por Dinheiro”, de Silvio Santos. Após essa oportunidade, Celso foi chamado ao palco para receber o prêmio pela ideia aproveitada e é contratado por Silvio Santos. Sua estreia na televisão foi rápida e promissora. E em 2009, substituiu Gugu no “Domingo Legal”.
“Casos de Família” e Christina Rocha
Christina Rocha (1957) é jornalista e apresentadora, com passagens pela Globo, Manchete e SBT. Desde 2009, comanda o polêmico programa “Casos de Família”, onde media discussões entre familiares e amigos sobre conflitos pessoais. O programa, que estreou em 2004, no SBT, originalmente apresentado por Regina Volpato, conhecido por seu tom explosivo e dramático, virou meme nas redes sociais e um verdadeiro “cult” da televisão popular. Em 2009, Christina entrou com a missão de “dar mais emoção” e tornar o programa mais dinâmico e polêmico, se destacando pela firmeza, postura direta e habilidade em controlar situações intensas.
Antes de virar modelo e chegar à televisão, Christina também foi professora e teve como aluno o ator Lúcio Mauro Filho. De personalidade marcante, mãe de Victor e Isabella, Christina é uma profissional talentosa. Além do “Casos de Família”, Christina esteve à frente de diversos outros programas. Um deles, o inesquecível ‘Aqui Agora’, onde dividiu bancada com Ivo Morganti.
“Bom Dia & Cia” e Maisa Silva
“Bom Dia & Cia” é um dos programas infantis mais icônicos da TV brasileira, no ar desde 1993. Marcou gerações ao misturar desenhos animados com brincadeiras ao vivo, jogos por telefone e quadros educativos. Começou com Eliana, passou por Jackeline Petkovic e, a partir de 2003, destacou apresentadores mirins como Yudi, Priscilla Alcântara e Maisa Silva. Em 2015, Silvia Abravanel assumiu o comando, dando um tom mais educativo ao programa. Em 2025, o programa foi relançado com os palhaços Patati e Patatá como novos apresentadores.
Maisa da Silva Andrade (2002), conhecida apenas comoMaisa, se tornou um fenômeno ainda criança ao participar do “Programa Raul Gil” com apenas 3 anos. Seu talento e espontaneidade chamaram atenção, e ela foi contratada pelo SBT, onde se destacou ao lado de Silvio Santos. Maisa apresentou diversos programas infantis e juvenis, como o “Bom Dia & Cia”, “Sábado Animado” e “Programa da Maisa”, além de atuar em novelas e filmes. Com o tempo, tornou-se influenciadora, escritora e atriz, sendo uma das vozes jovens mais respeitadas da mídia brasileira.
“Bom Dia & Cia com Patati Patatá” é exibido de segunda a sexta, a partir das 8h30, no SBT.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 27 anos é sou jornalista graduada em Comunicações Sociais pela Metodista de São Paulo em 2020. Trabalho na área desde 2019 e tenho uma ampla trajetória no site, desde que entrei em 2021. Tenho forte atuação na cobertura esportiva com o futebol, por exemplo, no mundo da televisão, realitys e também das celebridades. Sou apaixonada pelo entretenimento. Caso queira me encontrar, pode me chamar através do número (13) 99139-7771