Bomba: Globo cava a própria ‘cova’ ao definir reprises de novelas absurdas para 2023

Globo gera polêmica com escolhas de reprises para 2023.
Novelas que foram um fracasso no ibope deveriam ser ‘enterradas’ pela Globo. Porém, parece que a emissora deixará essa premissa de lado e cavará a própria ‘cova’ ao definir folhetins polêmicos para a temporada de 2023. No Canal Viva, a emissora pretende reprisar tramas absurdas, que não foram bem aceitas pelo público durante a exibição original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mais polêmica de todas trata-se de Viver a Vida. A trama escrita por Manoel Carlos em 2009 foi um fiasco. A protagonista da novela foi Taís Araújo, que foi prometida como grande destaque, visto que seria a primeira mocinha negra do horário nobre da Globo.
SAIBA MAIS! Mar do Sertão esmaga Travessia e se torna a novela com a maior audiência do Brasil; veja os números
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a personagem não agradou o telespectador e a Helena perdeu o destaque em Viver a Vida. Até mesmo a atriz reclamou da personagem na imprensa, provocando o maior climão nos bastidores.
Apesar disso, outra personagem da trama, Luciana, interpretada por Alinne Moraes, conquistou os noveleiros, ao mostrar a história de superação de uma jovem modelo que ficava tetraplégica após um acidente, mas isso não foi o suficiente para turbinar a audiência.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Giovanna Antonelli foi vendida como a grande vilã e a personagem flopou. Outra polêmica foi com a atriz Klara Castanho, de 8 anos na época, que se tornou alvo de preocupação do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT).
Uma audiência chegou a ser realizada na época entre os representantes do ministério e o departamento jurídico da Globo para discutir o papel da atriz mirim por causa dos possíveis efeitos que personagens desse tipo podem causar no desenvolvimento da criança. Rafaela estava fazendo, entre outras maldades, chantagens contra Helena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novela Viver a Vida foi registrada na Ancine e no INPI (Foto: Reprodução / Internet)
NOVELAS POLÊMICAS
A preocupação foi devido ao fato de uma criança de 8 anos, não ter discernimento para separar o que é realidade do que é ficção. Com várias polêmicas, a Globo tinha tudo para manter essa novela no esquecimento.
Porém, de acordo com informações do Natelinha, a trama foi registrada na Ancine (Agencia Nacional do Cinema) como obra audiovisual na última segunda-feira (12). Pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), o título do folhetim também já está liberado para reapresentação desde 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra trama registrada recentemente pela a Ancine favorável a Globo foi Direito de Amar, que foi ao ar originalmente em 1987, e que possui registro do título também concedido pelo INPI. Protagonizada por Gloria Pires e Lauro Corona, o folhetim foi um grande sucesso em sua primeira exibição e sua reprise, em 1993.
A novela ainda não foi reapresentada no Viva, pois o canal optou por outro folhetim para a faixa de clássicos mais antigos. Sendo assim, O Sexo dos Anjos, que foi ao ar em 1989 e nunca foi reprisada, deverá ocupar a faixa deixada por Bambolê (1987).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das novelas mencionadas, Corpo Dourado (1998) também deve ser reexibida em 2023 no Canal Viva, já que a trama de Antonio Calmon teve sua liberação concedida pela Ancine e INPI. O folhetim também não foi um grande sucesso, onde pelo visto, a Globo promete correr riscos no próximo ano!

Corpo Dourado (1998) e Viver a Vida (2009) serão reexibidas em 2023 (Foto: Reprodução / Globo)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br