“Não havia condições”: Bonner paralisa JN com decreto do INSS que traz corte no salário dos 60+

No Jornal Nacional, William Bonner exibiu uma reportagem exclusiva sobre a crise no INSS, destacando a sequência de cortes.

30/04/2025 0h50

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
William Bonner deu notícia no Jornal Nacional (Foto: TV Globo)

Globo divulgou novas informações sobre fraude nos benefícios previdenciários, que teria causado rombo bilionário

No Jornal Nacional, William Bonner exibiu uma reportagem exclusiva sobre a crise no INSS, destacando a sequência de cortes nos pagamentos e o afastamento do presidente Alessandro Stefanutto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não tem acompanhado o caso, a Polícia Federal passou a investigar uma série de diminuições indevidas nos salários de idosos que, em grande maioria, recebem um salário mínimo. O desfalque segue em apuração, mas, segundo a Globo, já consta em denúncias desde 2023.

INSS
As denúncias de descontos indevidos do INSS existem desde 2023, expôs a Globo (Foto: Agência Brasil)

“O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, recebeu alerta sobre o aumento de descontos não autorizados em aposentadorias, mas levou quase 1 ano para tomar providências”, disse William Bonner.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma das reuniões do Conselho Nacional, em junho do ano retrasado, o ministro recebeu a informação e teria dito que “registrou que a solicitação era relevante, porém não havia condições de fazê-la de imediato, visto que seria necessário realizar um levantamento mais preciso.”

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que aconteceu?

Após o início das investigações, a Justiça determinou a saída de Alessandro Stefanutto, presidente do INSS. A exigência partiu da Polícia Federal, que vem apurando as supostas fraudes que teriam retirado indevidamente R$ 6 bilhões de aposentados e de pensionistas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No início do mês de abril, policiais e auditores da Controladoria-Geral da União cumpriram mais de 200 mandados de busca e apreensão, em 13 estados e no Distrito Federal, incluindo a sede do INSS. Foram confiscados carros e motos de luxo, relógios, armas, maços de dinheiro, joias e obras de arte.

De acordo com as investigações, as entidades que representavam aposentados e pensionistas do INSS descontavam, de forma totalmente indevida, uma parte do pagamento dos salários, sem autorização dos beneficiários, usando, inclusive, assinaturas falsas todos os meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alessandro Stefanutto, INSS
Após suposta fraude, Alessandro Stefanutto deixou o cargo de presidente do INSS (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

  • Em resumo, o Jornal Nacional trouxe uma reportagem exclusiva sobre a crise no INSS;
  • Sequência de cortes nos pagamentos recebem denúncias desde 2023;
  • No entanto, segundo a Globo, o ministro Carlos Lupi demorou para dar atenção ao tema;
  • Fraudes retiraram cerca de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas;
  • Após repercussão, a Justiça determinou a suspensão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

+ Contudo, veja ainda outras notícias do Jornal Nacional, da Globo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.