Boticário e Natura em atenção: Marca queridinha das brasileiras tem retorno triunfal em 2026

Gigante dos cosméticos prepara reestruturação para volta triunfal e deixar Boticário e Natura em estado de atenção

15/11/2025 18h48

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Boticário / Natura - Montagem TVFOCO

Gigante dos cosméticos prepara reestruturação para volta triunfal e deixar Boticário e Natura em estado de atenção

Quando falamos em grandes marcas de cosméticos, Boticário e Natura são dois dos principais nomes que vem na mente. As gigantes oferecem produtos de renome e já caíram no queridismo do grande público, principalmente, quando o assunto se trata de perfumes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E falando nas marcas, elas estão em atenção diante do fato de, marca queridinha das brasileiras ter retorno triunfal em 2026. A grande realidade é que, a Avon deve passar por uma reestruturação no primeiro semestre do próximo ano e será relançada no Brasil.

Retorno triunfal

O anúncio se deu nos últimos dias por João Paulo Ferreira, CEO da Natura, empresa que a Avon se fundiu. De acordo com ele, existiu uma queda na receita diante a escassez de lançamentos de produtos no portfólio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os resultados mostram a Avon, após a fusão com a Natura concluída no terceiro trimestre na América Latina, com queda de 17,3% na receita do Brasil. O CEO destaca que, os números são reflexo de um momento de transição entre o formato antigo e preparação para novos lançamentos.

“Nós ainda não conseguimos retomar o crescimento da Avon. E é uma marca que seria bastante importante nesse contexto de consumo mais contraído, dado seu posicionamento de preço mais baixo. Mas o grau de prontidão da marca é baixo. Nós estamos trabalhando para fazer o relançamento dessa marca no ano que vem. E vivemos justamente num hiato entre o portfólio antigo e o portfólio novo que está por vir”, disse.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Em 2026 a Avon irá contar com um modelo mais ágil, adaptado para uma nova fase de inovação, crescimento e digitalização. Além disso, ainda deve existir uma revisão em todos os produtos, conforme o executivo.

Fusão não deu certo?

De acordo com Ana Paula Tozzi, da AGR Consultores, a fusão das operações da Natura e da Avon trouxe um grande atraso, contribuindo para o volume de quedas no mercado de cosméticos. Já que a marca vai entrar 2026 sem o peso, aumentam as chances de recuperar as vendas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A marca Avon tem um preço de entrada médio menor que o da Natura, o que teria feito uma melhor performance nesse ano, então acredito que no ano que vem a situação vai melhorar. A Avon continua com foco nos produtos mais acessíveis, num eixo de preço menor, o que tem mais aderência no modelo de distribuição a partir da revendedora, da venda direta.”, relata ela.

Além disso, os analistas enfatizam que, mesmo a Avon sendo uma marca com memória afetiva aos brasileiros, ela precisa se atualizar para se conectar com as novas gerações. “Na reestruturação a Natura deve pensar em reposicionar a marca, porque o branding envelheceu.”, disse Roberto Kanter, consultor de negócios no Idemp Educação Coorporativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Imagino que no ano que vem eles venham com uma marca nova, uma campanha mais moderna. A Avon perdeu bastante nesses últimos três anos e precisa reconquistar essas gerações novas que estão por aí, como a geração Z, que não conhece tanto a Avon”, relata ainda Tozzi.

Qual vende mais, Boticário ou Natura?

Em suma, o Grupo Boticário faturou mais que a Natura no período mais recente (2024), com uma receita de R$ 37 bilhões em comparação aos R$ 34,7 bilhões da Natura no ano anterior. No entanto, a disputa é acirrada, e a Natura foi mais bem avaliada em percepção como marca diversa.

Por fim, veja mais notícias sobre beleza clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.