BPC cancelado? Veja 3 situações pouco conhecidas que podem suspender o benefício do INSS

Comunicado sobre o BPC chega com situações cruciais e que podem representar o cancelamento do benefício garantido a milhares

14/10/2025 18h54

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
BPC é pago pelo INSS (Foto: Reprodução)

Comunicado sobre o BPC chega com situações cruciais e que podem representar o cancelamento do benefício garantido a milhares

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) se trata de uma fonte de sustento essencial para milhares de brasileiros. Todavia, o que muitos não fazem ideia é que esse auxílio pode ser cortado por situações que chegam a passar despercebidas no dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O benefício assistencial do governo federal brasileiro, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é operacionalizado pelo INSS. O benefício garante todos os meses um salário mínimo para pessoas com deficiência (de qualquer idade) ou idosos com 65 anos ou mais, desde que sejam vulneráveis.

Existem regras bastante rigorosas para a concessão e, principalmente, para continuidade do pagamento. Vale dizer que, entre as exigências, estão a inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e a comprovação de renda familiar menor que 1/4 do salário mínimo por pessoa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motivos que podem suspender o BPC

Cadastro desatualizado

Em suma, o CadÚnico deve ser revisto com frequência. Caso os dados não sejam atualizados a cada dois anos ou depois de alguma mudança na família, o benefício pode ser bloqueado. Muita gente acaba esquecendo disso e é pego de surpresa com a suspensão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Renda elevada

Além disso, se alguém da família começa a trabalhar, recebe pensão, aposentadoria ou qualquer outro tipo de benefício que aumente a renda per capita, o valor pode ultrapassar o limite determinado. Assim, o pagamento fica em risco e pode ser suspenso automaticamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alterações no núcleo familiar

Por fim, temos que mudanças como casamentos, falecimentos ou até nascimento de um novo membro da família, podem modificar a estrutura familiar e, atingir o cálculo da renda. Apesar de parecer simples, os avaliadores consideram essas alterações na análise do benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer se o BPC for suspenso?

Em síntese, caso o BPC seja suspenso, o ideal é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade o mais rápido possível. Assim, os profissionais terão uma explicação para o corte e conseguirão orientar sobre como regularizar a situação.

Mas, de qualquer forma, manter o BPC exige atenção constante às regras e situação da família. Afinal, pequenas mudanças podem até parecer inofensivas, mas possuem um peso nas análises dos órgãos responsáveis.

Qual o valor do BPC?

Atualmente, o BPC destina um salário mínimo mensal (R$ 1.518,00) às pessoas com deficiência ou com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida pela família.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.