Posso receber o BPC acumulado com outro benefício do INSS ou Bolsa Família? Veja o que diz a lei

Recebe o BPC e quer saber se pode acumular com outro benefício do INSS ou o Bolsa Família? Entenda o que a legislação permite
2 min de leitura
BPC, INSS e Bolsa Família (Foto: Reprodução/ Internet)

BPC, INSS e Bolsa Família (Foto: Reprodução/ Internet)

Recebe o BPC e quer saber se pode acumular com outro benefício do INSS ou o Bolsa Família? Entenda o que a legislação permite

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos principais auxílios sociais do Governo Federal. Ele garante um salário mínimo por mês para idosos com 65 anos ou mais e para pessoas com deficiência que não conseguem se manter sozinhas nem contar com o apoio financeiro da família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ter direito, a renda por pessoa da família precisa ser bem baixa, sendo menos que um quarto do salário mínimo. Isso significa que o benefício visa chegar realmente a quem precisa. Mas, será que dá para acumular o BPC com outros benefícios do INSS ou com o Bolsa Família, por exemplo?

De acordo com uma cartilha publicada pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Nacional de Assistência Social e Departamento de Benefícios Assistenciais, em regra, o BPC não pode ser acumulado com benefícios previdenciários. Contudo, existem ressalvas. A seguir, vamos mostrar em detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pode receber o BPC junto com outro benefício do INSS?

A legislação é bem clara quando diz que o BPC não pode ser acumulado com outros benefícios pagos pelo INSS, como aposentadoria, pensão, auxílio-doença ou seguro-desemprego. Isso acontece porque o BPC não é um benefício previdenciário, e sim assistencial.

Mas há exceções. O beneficiário pode continuar recebendo o BPC mesmo se tiver acesso à assistência médica gratuita, pensões de caráter indenizatório (como as pagas a vítimas de tragédias) ou se estiver em um contrato de aprendizagem.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dá para receber o Bolsa Família e o BPC ao mesmo tempo?

Sim, é possível. O governo permite que a mesma família receba o Bolsa Família e o BPC, desde que a renda total continue dentro dos limites exigidos pelo programa. Ou seja, mesmo somando o valor do BPC, a família precisa continuar se encaixando nos critérios de baixa renda do Bolsa Família.

Para isso, fica sendo fundamental manter o Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizado. Ele é o que garante que o governo consiga avaliar corretamente a situação de cada família e evitar cortes indevidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, qual o valor pago pelo INSS no BPC?

Em suma, neste ano de 2025, o valor pago aos beneficiários do BPC do INSS é de R$ 1.518,00. Ademais, vale destacar que a autarquia reajusta anualmente seus benefícios, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, e define o valor mínimo com base na inflação medida pelo INPC.

Por fim, CLIQUE AQUI e fique por dentro de tudo sobre o INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile