Bradesco acabou denunciado por um cliente por encerrar uma conta sem aviso prévio. Saiba o que aconteceu e os motivos legais para o encerramento de contas
Ainda em julho de 2025, um caso chamou atenção na plataforma de reclamação de consumidores, Reclame Aqui, após uma denúncia de um encerramento inesperado de uma conta do Bradesco sem qualquer aviso prévio ao cliente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o relato publicado ainda no dia 28/07, por um morador de São Gonçalo (RJ), a conta foi aberta em um sábado e, já na segunda-feira seguinte, o acesso foi bloqueado. Sem explicações, ele afirmou que o banco teria encerrado a conta de forma unilateral e sem justificativa aparente.
A queixa obrigou o Bradesco a se manifestar publicamente por meio de um comunicado oficial na mesma plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resposta publicada nesta última quarta-feira (06/08), o Bradesco negou o encerramento da conta e afirmou que ela permanecia ativa e disponível para uso.
Segundo a instituição, o problema poderia ter sido causado por uma falha pontual no acesso ou uma falha técnica de visualização no aplicativo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco orientou o cliente a atualizar o app, reiniciar o aparelho e tentar o login novamente. Além disso, mesmo acreditando não se tratar de um erro da sua parte, o Bradesco reforçou que estaria disponível para prestar suporte, caso a falha persistisse.
O que pode levar o Bradesco a encerrar uma conta?
Apesar de não ter sido o caso confirmado nesse episódio, o Bradesco, assim como qualquer outro banco autorizado pelo Banco Central, pode encerrar unilateralmente uma conta bancária em situações específicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo normas do setor, isso pode ocorrer em casos como:
- Inatividade prolongada da conta, sem movimentações;
- Irregularidades cadastrais ou suspeita de fraude;
- Utilização da conta para práticas ilícitas, como lavagem de dinheiro ou transações não justificadas;
- Descumprimento dos termos contratuais por parte do cliente.
No entanto, ainda que legalmente o banco possa encerrar contas nesses contextos, a Lei do Consumidor e as normas do Banco Central exigem comunicação prévia ao correntista, salvo em casos de fraude comprovada ou risco à instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cancelamentos sem aviso configuram falha de prestação de serviço e podem gerar questionamentos administrativos e judiciais – Conforme podem ver por aqui*.
Qual é a reputação do Bradesco no Brasil?
O Bradesco é uma das maiores instituições financeiras privadas do Brasil, com milhões de clientes, presença em todos os estados e um papel histórico no desenvolvimento do sistema bancário nacional.
No entanto, apesar de sua reputação no Reclame Aqui ser estável, o banco registra reclamações frequentes sobre atendimento, crédito e problemas com acesso à conta.
Ainda assim, a empresa responde a quase todas as queixas, o que garante um índice de solução considerado razoável.
Mas, para saber mais novidades sobre outras novidades envolvendo o Bradesco e o sistema financeiro, clique aqui*.