Bradesco confirma a proibição de saques, pagamentos e até no PIX, devido a uma restrição que afeta diretamente os clientes
A fim de informar seus clientes, o Bradesco reforçou as informações sobre os horários e limites do PIX em seus canais digitais e deixou claro que cada cliente precisa conhecer bem como essas regras funcionam. O banco permite que o usuário defina ou ajuste os valores que pode movimentar diretamente no aplicativo Bradesco Celular ou pelo Internet Banking, acessando a aba “PIX > Meus Limites PIX”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, lá, o correntista consegue personalizar os valores de acordo com a chave que utiliza, seja no celular com token de segurança, seja em dispositivos físicos. Essa liberdade, no entanto, respeita restrições impostas pelo perfil de cada cliente, o que garante certa segurança adicional.
Contudo, a instituição também destacou que não existe limite para a quantidade de operações via PIX, mas sim para os valores movimentados. Esses limites variam conforme o horário e o canal escolhido. Em geral, as transferências feitas durante o dia possuem tetos maiores, enquanto no período entre 20h e 6h os valores máximos costumam ser menores, como medida de prevenção contra fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, quem precisa enviar valores mais altos nesse intervalo deve solicitar a alteração dos limites e, em alguns casos, só verá a mudança liberada na manhã seguinte. A redução dos limites, por outro lado, costuma ocorrer de forma quase imediata.
Na prática, o PIX funciona de forma ininterrupta: todos os dias da semana, a qualquer hora. Transferir, pagar e receber continuam possíveis sem pausas. O que muda é o tamanho da transação autorizada. Esse detalhe, aparentemente pequeno, faz toda a diferença. A depender da autenticação usada e do perfil do cliente, um pagamento no fim da tarde pode sair com limite bem maior do que o mesmo pagamento feito depois das dez da noite.
Como fica os outros serviços do Bradesco?
O Bradesco também diferencia os limites de acordo com os métodos de segurança. Quem utiliza chave de segurança no celular ou token físico geralmente consegue movimentar valores mais elevados do que quem não ativou essas proteções adicionais.
Porém, em termos práticos, a instituição lembra que, por exemplo, uma TED feita pelo Internet Banking ou pelo aplicativo pode chegar a até R$ 60 mil em um único dia. No caso do PIX, esse valor é variável e fica sujeito às regras mencionadas, especialmente fora do horário comercial. Isso significa que, mesmo com a praticidade do sistema instantâneo, o cliente precisa se planejar caso tenha de transferir quantias mais robustas em horários menos comuns.
Além disso, outro ponto importante está no processo de solicitação de alterações. Pedidos de aumento de limite realizados à noite geralmente só entram em vigor no dia seguinte. Isso somente após as seis da manhã, enquanto solicitações de redução costumam ser confirmadas quase de imediato. Essa diferença de prazos evita que criminosos tentem elevar valores de forma repentina para aplicar golpes de madrugada.
Por fim, o banco recomenda que cada correntista confira seus limites com frequência. Isso porque as condições mudam conforme a categoria da conta (pessoa física, empresarial, alta renda, etc.). E também de acordo com as ferramentas de autenticação habilitadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, as regras seguem diretrizes do Banco Central, o que garante alinhamento com o restante do sistema financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE