Brasil confirma doença em frango n°1 e ANVISA liga o alerta

Novo foco de doença popular e preocupante deixa o Brasil em alerta e põe a ANVISA em estado de atenção quanto aos ovos e frangos.
5 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Frango com doença liga o alerta da ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/ANVISA)

O Brasil entrou em alerta na última sexta-feira (16) com a confirmação alarmante envolvendo uma doença, a qual afetou um tipo de frango, amplamente consumido por brasileiros e nº1 na preferência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque foi registrado o primeiro foco de gripe aviária, altamente patogênica e em uma granja comercial.

O caso, registrado no município de Montenegro (RS), gerou preocupação imediata nas autoridades sanitárias e mobilizou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o episódio acendeu o sinal de alerta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que deve acompanhar de perto os desdobramentos.

Gripe aviária em granja preocupa e aciona alerta da ANVISA (Foto Reprodução/Internet)

MAS ATENÇÃO! Embora o vírus represente uma ameaça séria para a produção avícola e o comércio exterior, os órgãos de saúde garantem que não há risco no consumo de frango ou ovos, pelo menos por enquanto.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baseada em informações oficiais e do portal Folha de S.Paulo, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo mais detalhes sobre esse alerta e os impactos para com os comerciantes.

O que se sabe até agora?

Situação atinge milhares de aves em Granja na região do Sul do país (Foto Reprodução/CNN)

O Japão, por exemplo, já suspendeu importações no passado após surtos em áreas não comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Teremos que parar de comer frango e ovo?

A boa notícia: a população pode continuar consumindo frango e ovos com segurança.

Isso porque o vírus H5N1 não é transmitido pelo consumo desses alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Mapa, o risco de infecção em humanos permanece extremamente baixo e está restrito a pessoas com contato direto e intenso com aves vivas infectadas — como trabalhadores de granjas e tratadores.

Além disso, os órgãos fiscalizadores ainda não recomendam restrições ao consumo de carne de frango ou ovos.

Mesmo porque, os produtos fiscalizados continuam seguros.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reforça que o Brasil mantém protocolos rígidos de inspeção sanitária e que a situação está sob controle.

Impacto econômico e comercial

O Brasil é nº1 em exportação mundial de carne de frango, movimentando cerca de US$ 10 bilhões por ano com o produto.

O Rio Grande do Sul representa 15% da produção nacional.

Por isso, surtos como esse podem afetar significativamente o setor, sobretudo se países importadores decidirem suspender compras.

Empresas como BRF e JBS, que exportam para mais de 150 países, já estão em alerta.

Embora o surto seja pontual e isolado, sua repercussão no mercado internacional pode ser imediata.

Embargos cautelares são comuns diante da identificação da influenza aviária, mesmo que não haja risco de contaminação alimentar.

Por fim, o Mapa já trabalha com planos de contenção para minimizar os impactos comerciais.

Embora não apresente risco de consumo, a carne do frango deve estar bem cozida para evitar problemas com a gripe aviária em organismo humano (Foto Reprodução/Metrópoles)

Como se proteger contra a gripe aviária?

Apesar de o risco sanitário ser baixo, algumas precauções básicas são recomendadas:

Para o público geral, o mais importante é manter a calma e confiar nas informações oficiais.

A gripe aviária é uma zoonose de transmissão difícil para humanos e, no Brasil, ainda não houve nenhum caso confirmado de contágio humano.

Conclusão

O surto em Montenegro acende um sinal de alerta, mas está sendo tratado com rapidez e rigor pelas autoridades brasileiras.

A segurança alimentar está preservada, e o consumo de frango e ovos segue liberado.

A Vigilância Sanitária se mostra eficaz, e a transparência das informações deve ser um pilar para manter a confiança da população.

A gripe aviária impõe desafios, mas o Brasil já demonstrou que sabe enfrentá-los com responsabilidade e técnica. Mas, para saber mais sobre o assunto e outras regras da ANVISA, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile