Cacau Show e Nestlé confirmam fim de 2 unidades e entristecem chocólatros

Cacau Show e Nestlé encerram produção em duas unidades e surpreendem consumidores apaixonados por chocolate com anúncio inesperado

24/06/2025 15h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nestlé e Cacau Show - Foto: Internet

Cacau Show e Nestlé encerram produção em duas unidades e surpreendem consumidores apaixonados por chocolate com anúncio inesperado

Cacau Show e Nestlé, duas gigantes do setor de alimentos, encerraram discretamente as atividades de duas de suas unidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão pegou consumidores de surpresa e acendeu um alerta sobre os bastidores do mercado de chocolates.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em chocolates e das informações do Metrópole, detalha agora sobre fechamento de lojas da Cacau Show e Nestlé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Loja da Cacau Show fechada

A Cacau Show rescindiu o contrato da loja da franqueada Náira Alvim e fechou o ponto comercial dias depois dela denunciar a empresa como uma “seita” para a imprensa.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Unidade da Cacau Show (Foto: Cacau Show/Divulgação)

Contudo, a rede, que nega perseguições, colocou placas de “fechado” no estabelecimento durante uma visita de seus representantes, mesmo com o processo de transferência da franquia já em andamento.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A empresária, que enfrentava dívidas com a Cacau Show, afirma já ter um comprador para a unidade.

Porém, ao rescindir abruptamente o contrato, a rede impediu a venda e deixou Náira responsável pelo imóvel, agravando o prejuízo financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa justificou o encerramento por cláusulas contratuais, alegando falta de interesse na continuidade da relação.

Seita

Denúncias anteriores apontam que o clima na Cacau Show se assemelha a “seita”, segundo relatos de franqueados e ex-funcionários, que mencionam perseguições e punições contra quem questiona preços ou políticas internas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, entre as punições citadas, estão a entrega de produtos próximos à data de validade e restrições de crédito para franqueados insatisfeitos.

Em nota, a Cacau Show classificou como “boatos” as acusações de seita, afirmando que os chamados “rituais” são práticas espontâneas, como oração do “Pai Nosso” ou “vivência sensorial” com o líquor de cacau, e que nunca foram obrigatórios .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cacau Show e loja fechada (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)
Cacau Show e loja fechada (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Além disso, a empresa reforçou seu compromisso com valores éticos, respeito e acolhimento, ressaltando que a participação nesses eventos é voluntária.

Principais pontos das denúncias e respostas da Cacau Show

  • Acusações de “seita corporativa” envolvendo rituais obrigatórios e perseguição de internos;
  • Restrições de crédito e produtos vencidos como represália a quem questiona a gestão;
  • Multas ou penalizações por questões pessoais — gravidez, peso, orientação — conforme relato de funcionários;
  • A empresa alega que tais encontros são espontâneos, respeitosos e parte da cultura de agradecimento.

Unidade fechada da Nestlé

Enquanto isso, a Nestlé anunciou o fechamento das quatro lojas físicas da KitKat Chocolatory no Brasil — três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro — no fim de 2024, conforme divulgado em 21 de janeiro de 2025.

Porém, a primeira unidade foi inaugurada em 2019, voltada ao público jovem com sabores e combinações exclusivas.

De acordo com a empresa, essa decisão faz parte de sua estratégia após a aquisição do Grupo CRM (dono da Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffe), em 2023, consolidada no fim de 2024.

Contudo, a Nestlé informou que os chocolates KitKat exclusivos continuarão à venda por meio de corners em cerca de 50 lojas Brasil Cacau, com expectativa de ampliação para 500 até o fim de 2025.

Nestlé, Cacau Show
Nestlé (Foto: Divulgação)

A mudança foi interpretada por analistas como uma concentração das operações da marca em um ecossistema mais amplo e eficiente — a expertise da CRM em varejo de chocolates justificaria o formato de corners, em substituição às lojas especiais KitKat .

Assim, a experiência segmentada migra do modelo de loja própria para um modelo integrado ao portfolio do grupo adquirido.

Qual é a maior rede de chocolates do Brasil?

A maior rede de chocolates do Brasil é a Cacau Show, que, segundo dados da ABF, chegou a 4.661 lojas em operação até o final de 2024.

CONCLUSÃO

Por fim nos dois casos, as gigantes do chocolate mudam radicalmente suas estratégias: a Cacau Show enfrenta uma crise reputacional diante das acusações. Enquanto a Nestlé faz reposicionamentos estratégicos no varejo.

Contudo, em conclusão, a Cacau Show precisa restaurar a confiança de franqueados e funcionários por meio de transparência e diálogo para evitar que denúncias se intensifiquem.

No entanto, já a Nestlé segue ajustando sua presença no mercado brasileiro em busca de eficiência e sinergia pós-aquisição.

Veja também matéria especial sobre: Loja da Cacau Show fecha as portas às pressas e chocolates são recolhidos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.