Condenados à prisão: Caetano Veloso e Gilberto Gil ficaram atrás das grades por motivo revoltante

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/02/2023 13h59

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Condenados à prisão: Caetano Veloso e Gilberto Gil ficaram atrás das grades por motivo revoltante - Foto Reprodução Internet

Os ícones do Brasil, Caetano Veloso e Gilberto Gil ficaram atrás das grades por motivo revoltante e poucos sabem

Não dá para negar que os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, são dois dos maiores ícones da música brasileira. No entanto, há um fato sobre eles que poucas pessoas sabem: ambos já foram condenados à prisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com décadas de carreiras de grande sucesso, e atualmente levando a vida de forma tranquila e recatada ao lado de suas famílias, Caetano Veloso e Gilberto Gil sem dúvidas, estão no auge da melhor fase de suas trajetórias.

Para quem não sabe, os famosos foram presos pela ditadura, em São Paulo, 14 dias depois após o AI-5, entrar em vigor. Após a prisão, eles foram transferidos para o Rio de Janeiro e soltos dois meses depois, e ambos foram inocentados das acusações de desrespeito ao hino nacional e a bandeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas não para por aí, quando os famosos retornaram a Salvador foram presos mais uma vez e submetidos a prisão domiciliar, proibidos de fazer shows e dar entrevistas. Inclusive, no ano de 69, os militares disseram que a situação de Caetano Veloso e Gilberto Gil, só poderia ser resolvida com o exílio.

Sobre o motivo que levou a prisão, eles foram detidos por conta de um show que os dois fizeram com os Mutantes na boate Sucata, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o palco da apresnetação foi ornado com uma imagem do artista plástico Hélio Oiticica, na qual um bandido conhecido como Cara de Cavalo aparece deitado no chão com a inscrição: “seja marginal, seja herói”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Pois bem, uma pessoa então se sentiu ofendida com a imagem conseguiu fechar o local por via judicial. Dito isso, Militares dos Agulhas Negras ficaram sabendo da notícia misturadas as boataria e pediram aos superiores para checarem o fato.

A prisão

No dia em que foram presos, o cantor Gilberto Gil havia dormido na casa da Caetano Veloso, e bem cedo, os policiais estavam na porta do cantor. Já na delegacia, eles foram interrogados e souberam que estavam lá para prestar esclarecimentos sobre participação em passeatas, sobre o show da Sucata e acusações de que teriam cantado o hino Nacional com letra profana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois, eles ficaram presos em celas individuais por cerca de duas semanas e tiveram suas cabeças raspadas. Foram transferidos para quarteis separados depois. As informações contam ainda que quando eles já estavam presos há um mês  os militares se deram por satisfeitos com a investigação que inocentou os dois de qualquer crime.

No entanto, Caetano Veloso e Gilberto Gil só foram soltos em fevereiro de 1969. Mas, ao chegarem em Salvador, foram presso mais uma vez, pois as autoridades locais ainda não tinham sido informadas de que o pedido de prisão já tinha sido cumprido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que a prisão dos famosos, na época, acabou se tornando um problema até mesmo para o coronel Luis Artur, que chefiava a Polícia Federal soteropolitana. Inclusive, ele mesmo falou que a situação era esquisita e foi ao Rio de Janeiro resolver o impasse.

Então, quando ele retornou, comunicou a Gilberto Gil e Caetano Veloso que a única alternativa seria deixar o País. Foi autorizado apenas que fizessem um show, que aconteceu nos dias 20 e 21 de julho de 1969, para arrecadar fundos para a viagem. Gil e Caetano só voltaram de vez para o Brasil em 1972.

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.