Café com pedaços de vidro? Anvisa proíbe venda de marca após grave risco

Anvisa interviu às pressas e decretou proibição de café falsificado com fragmentos similares a vidro
O café é mais que uma bebida, sendo praticamente um ritual e impulso para enfrentar os desafios do cotidiano. Ele está presente no começo da manhã, no intervalo do trabalho, nas conversas rápidas e nos momentos de pausa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, principalmente pelo alto consumo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está sempre em cena, cravando decretos e fiscalizando minuciosamente os produtos. Dessa vez, aliás, o órgão decretou a proibição da produção e venda de marca após grave risco.
Proibição da Anvisa
Em suma, de acordo com o portal G1, da Globo, a marca de café Câmara, teve a proibição decretada nesta semana pela Agência. A mesma, falsificou o selo de pureza da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a Abic relatou que a Sacipan, empresa responsável pela fabricação do café, não faz parte da associação desde 2016. A marca recebeu notificação por uso indevido do selo de pureza. Vale dizer que, a decisão se deu no último dia (23), após inspeções da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro.

Nas inspeções, irregularidades foram encontradas na origem do produto e documentação das empresas responsáveis pelas embalagens. As ditas empresas apresentaram registros irregulares junto aos órgãos competentes, gerando preocupações sobre a conformidade e segurança do produto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Fragmentos de vidro
Em suma, além das questões documentais, análises de laboratório feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ), identificaram fragmentos de corpo estranho. Os mesmos eram parecidos com vidro em um dos lotes do café (nº 160229).
Vale dizer que, a Anvisa pede que os consumidores parem o consumo do Café Câmara e descartem os produtos adquiridos de forma adequada. A agência ainda frisa a importância de adquirir alimentos somente em estabelecimentos que cumpram as normas sanitárias vigentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IMPORTANTE: Ademais, a marca de café Câmara continha irregularidades e fez uso indevido de certificação da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Em outras palavras, estamos falando de uma empresa fake.
Como saber se o produto é proibido pela Anvisa?
Em suma, caso existam dúvidas, basta usar à opção “Consulta Genérica”. Na seção seguinte, basta preencher o formulário de pesquisa no campo “Nome do produto”. Às vezes, o nome de uma mercadoria não corresponde ao registro no órgão. Nesses casos, aliás, convém pesquisar o registro do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja mais notícias sobre a Anvisa CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br