Comunicado emergencial da Caixa traz real sobre fim automático da poupança popular aos clientes após 180 dias

Comunicado emergencial da Caixa alerta sobre fim automático da poupança popular após 180 dias e impacto nos clientes
A Caixa Econômica Federal divulgou um comunicado emergencial informando aos seus clientes sobre a extinção automática da poupança popular após um período de inatividade de 180 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o que foi espalhado, a medida, visaria otimizar a gestão das contas bancárias e garantir maior segurança para os usuários.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em finanças e das informações da Caixa, detalha agora fake news sobre a Poupança Social Digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado da Caixa
Com uma certa frequência, circula informação de que a Caixa Econômica Federal encerraria automaticamente as contas da Poupança Social Digital que permanecessem sem movimentação financeira por 180 dias.

Contudo, essa notícia é falsa. A Caixa esclarece que não há previsão para o encerramento automático dessas contas devido à falta de movimentação. O banco publicou em seu site em fevereiro de 2024, uma nota desmentindo essas informações
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Poupança Social Digital
A Poupança Social Digital foi criada para facilitar o recebimento de benefícios sociais, como o Auxílio Emergencial, Auxílio Brasil, FGTS e seguro-desemprego.
Essas contas são abertas automaticamente para os beneficiários e podem ser acessadas pelo aplicativo Caixa Tem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Lei 14.075/2020, a manutenção da Poupança Social Digital não implica em custos para o cliente. Além disso, essas contas podem ser utilizadas para receber depósitos, transferências, pagar contas, receber salário e realizar PIX, tudo sem custos adicionais.

Fim da conta
Para encerrar a Poupança Social Digital, o cliente pode:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acessar o aplicativo Caixa Tem, ir em “Ajustes” (iOS) ou “Configurações” (Android) e selecionar “Encerrar minha conta”.
- Ligar para a Ouvidoria pelo número 0800 725 7474 ou para o SAC pelo 0800 726 0101.
- Comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal.
A Caixa recomenda que os clientes mantenham seus dados cadastrais atualizados no aplicativo Caixa Tem.
Além disso, essa atualização é opcional, mas permite acessar novas funcionalidades, como linhas de crédito e outros produtos e serviços do banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atenção
Por fim, em tempos de disseminação de informações falsas, é fundamental buscar esclarecimentos diretamente nas fontes oficiais.
A Caixa Econômica Federal reforça que não realiza o encerramento automático das contas Poupança Social Digital por falta de movimentação e que os clientes podem utilizar essas contas sem preocupação de encerramento involuntário.

Como abrir uma poupança na Caixa?
Para abrir uma conta poupança na Caixa Econômica Federal, siga estes quatro passos:
- Dirija-se a um local de atendimento: Compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal, a uma unidade lotérica ou a um correspondente Caixa Aqui.
- Apresente os documentos necessários: Em seguida, leve o documento de identidade com foto e o CPF.
- Solicite a abertura da conta: No entanto, no local escolhido, peça ao atendente a abertura da conta poupança, apresentando os documentos solicitados.
- Aguarde a validação: Após a solicitação, aguarde a validação da conta e o recebimento do cartão de débito, se aplicável.
CONCLUSÃO
Por fim, a Poupança Social Digital da Caixa é uma ferramenta segura e sem custos para os beneficiários de programas sociais.
Porém, não há motivo para temer o encerramento automático dessas contas devido à inatividade. Recomenda-se sempre verificar as informações em fontes oficiais para evitar cair em fake news.
Veja também matéria especial sobre: Alerta da poupança Caixa, Bradesco e mais: 3 dias cravados para não depositar dinheiro de forma alguma.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu