Tudo o que você precisa saber sobre duas situações que liberam o bloqueio da conta-poupança na Caixa, Bradesco e outros bancos
No Brasil, podemos contar com grandes bancos que atendem milhões de clientes em todo o território nacional. Sem dúvidas, dentre os gigantes, estão a Caixa e o Bradesco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, com direito a nada mais, nada menos que um alerta em todos os bancos citados, nesta quarta-feira, dia 23, vocês saberão tudo sobre duas situações que liberam o bloqueio da conta-poupança e clientes precisam saber.
CONTA POUPANÇA
Antes de mais nada, é válido falar que a conta poupança é um tipo de conta bancária projetada para ajudar as pessoas a economizar e acumular dinheiro ao longo do tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a poupança conta com o objetivo de alcançar metas financeiras futuras. Diferentemente da conta corrente, utilizada para transações diárias, a poupança se concentra em economizar e fazer o dinheiro render.
Em síntese, de acordo com informações do portal JUS BRASIL, as contas poupança não podem ser bloqueadas ou penhoradas. Contudo, há a existência de um processo judicial por cobrança de alguma dívida e para garantir o pagamento o juiz realiza o bloqueio de todas as contas do devedor. Dessa forma, esse bloqueio acaba incluindo a conta poupança.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE PODE LEVAR AO BLOQUEIO DA CONTA POUPANÇA?
Primeiramente, de acordo com a fonte, a primeira possibilidade é quando o saldo ultrapassa o limite de 40 salários-mínimos, conforme especificado no mesmo artigo do Código de Processo Civil.
Dessa forma, isso quer dizer que valores depositados acima de R$ 52.800,00 (correspondente ao salário mínimo de 2023) na poupança do devedor podem ser sujeitos a penhora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em segundo lugar, podemos citar também o uso da conta de poupança de forma semelhante a uma conta-corrente. Com isso, se por acaso o titular realizar transferências ocasionais, receber depósitos e efetuar pagamentos regularmente, a conta de poupança pode perder sua natureza de poupança, sendo passível de bloqueio.
CONCLUSÃO
Por fim, salientamos que se a sua conta poupança foi bloqueada judicialmente é necessário requerer o desbloqueio via judicial através de um advogado constituído.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
