Bradesco, Caixa e mais: Lei revela 2 atitudes que liberam bloqueio da poupança

Clientes da Caixa, Bradesco e outros bancos precisam saber de uma lei que revela 2 atitudes que liberam os clientes do bloqueio na poupança
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Ilustração poupança (Foto: Canva)

Clientes da Caixa, Bradesco e outros bancos precisam saber de uma lei que revela 2 atitudes que liberam os clientes do bloqueio na poupança

A poupança, sem sombra de dúvidas, segue sendo uma das opções preferidas dos brasileiros na hora de economizar dinheiro. Isso porque ela oferece rendimento garantido, liquidez diária e isenção de taxas. Ideal para investidores iniciantes que não querem correr grandes riscos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, por exemplo, falaremos especificamente para os clientes do Bradesco, Caixa e outros bancos que sofreram com as contas bloqueadas da poupança. Isso porque existe uma lei que revela 2 atitudes que liberam de uma vez por todas dos bloqueios.

De acordo com informações do portal Jus Brasil, esse bloquei costuma ocorrer por conta da existência de um processo judicial por cobrança de alguma dívida. Para garantir o pagamento, o juiz realiza o bloqueio de todas as contas do devedor. Esse bloqueio acaba incluindo a conta poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, o que muitos não sabem é que a poupança é considerada impenhorável, nos termos do artigo 833 do Código de Processo Civil. Segundo a lei, foi estipulado impenhorabilidade até o limite de 40 poupança-mínimos. Mas, existem duas exceções em toda essa história.

A primeira exceção ocorre quando o saldo ultrapassa o limite de 40 salários-mínimos, conforme especificado no mesmo artigo do Código de Processo Civil. Outra exceção relevante que acaba sendo o uso da conta de poupança de forma semelhante a uma conta corrente.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o titular realizar transferências ocasionais, receber depósitos e efetuar pagamentos regularmente, a conta pode perder sua natureza de poupança, sendo passível de bloqueio. Mas, se a origem das movimentações for de salário, aposentadoria ou benefícios do INSS, acabam não sendo penhorados.

Qual o rendimento da poupança?

O rendimento da poupança hoje é de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR), pois a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano. Esse rendimento é aplicado apenas quando o valor depositado completa um mês de aniversário. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O rendimento da poupança está atrelado à taxa básica de juros da economia, a Selic.

Por fim, confira mais notícias sobre os bancos clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile