Caixa pode cancelar minha conta poupança? Comunicado esclarece a verdade hoje

A Caixa Econômica Federal explica se sua conta poupança pode ser cancelada. Saiba como se proteger e os detalhes

28/07/2025 9h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Caixa pode cancelar minha conta poupança? Comunicado esclarece (Foto: Montagem/TV Foco)

Caixa explica se sua conta poupança pode ser cancelada. Saiba como se proteger

A Caixa Econômica Federal pode cancelar a sua conta poupança. A instituição deixou claro em um comunicado que tanto o cliente pode solicitar o encerramento quanto o próprio banco pode tomar essa iniciativa, seguindo um conjunto de regras bem definidas para cada situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geralmente, se a decisão parte do banco, ele avisa o cliente sobre a data do cancelamento por meios eletrônicos. No entanto, em casos mais graves, como uma ordem da Justiça ou do Banco Central, a Caixa pode encerrar a conta imediatamente e sem aviso prévio, o que acende um alerta para a importância de manter a conta regular.

Como o cliente pode solicitar o encerramento da conta?

Se você deseja encerrar sua conta poupança por vontade própria, existem dois caminhos simples. O primeiro é fazer o pedido diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem, de maneira rápida e digital. A segunda opção é ir pessoalmente a qualquer agência da Caixa para formalizar a sua solicitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fique atento aos prazos. Pedidos feitos até o dia 20 de cada mês resultam no encerramento da conta no último dia útil do mesmo mês. Já as solicitações realizadas após o dia 20 só serão efetivadas no dia 15 do mês seguinte, o que exige um pouco de planejamento do correntista.

Um ponto importante: se a sua conta tiver algum valor bloqueado na data programada para o encerramento, o processo será cancelado. Nesse caso, você precisará primeiro resolver a pendência para depois fazer um novo pedido para fechar suas contas da Caixa.

Em quais situações a Caixa pode encerrar uma conta sem aviso prévio?

A Caixa pode, sim, encerrar uma conta de forma automática e sem notificar o cliente quando identifica irregularidades graves. Isso acontece se a sua movimentação financeira não for compatível com a renda que você declarou ao banco, por exemplo, levantando suspeitas sobre a origem dos recursos.

Além disso, o banco age da mesma forma se encontrar problemas sérios nas informações do seu cadastro ou pendências com a Receita Federal. A instituição também cancela a conta se perceber que o cliente usa meios inadequados para adiar o pagamento de dívidas com a própria Caixa, uma medida que visa proteger o sistema contra fraudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa ação drástica ocorre principalmente quando há indícios de práticas ilegais na conta. Diante desses cenários, o banco busca garantir a segurança do sistema financeiro.

O que acontece com o saldo e as dívidas após o cancelamento?

Assim que a conta é encerrada, você não consegue mais fazer nenhuma operação bancária nela. Caso tenha sobrado algum dinheiro, é possível sacar o valor total em qualquer agência da Caixa, bastando apresentar um documento de identificação e preencher um formulário específico para a retirada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, se a conta foi fechada por irregularidades ou por uma ordem judicial, a história muda. Nesses casos, você só poderá reaver o saldo com a apresentação de uma decisão da Justiça que autorize o saque.

Assim sendo, antes de fechar a conta, vale a pena conferir se você não tem algum dinheiro esquecido para receber. Para solicitar o encerramento sem erros, siga este passo a passo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Primeiro, veja se a conta tem saldo para cobrir seus compromissos.
  • Use o aplicativo CAIXA Tem ou vá até uma agência.
  • Faça o pedido formal de encerramento.
  • Anote a data em que o cancelamento vai acontecer.

Por fim, é válido lembrar que fechar a conta poupança não elimina suas dívidas. Se você tiver empréstimos ou financiamentos ativos, a responsabilidade pelo pagamento total continua, independentemente de a conta estar ativa ou não, até que você quite todos os contratos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.