Todos os beneficiários do Bolsa Família precisam se atentar nas regras para que não tenham o programa suspenso
O Bolsa Família é um programa fundamental para atender as famílias em condições financeiras mais precárias no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, conta com uma série de regras, que precisam seguir, para que o governo tenha a certeza de que a pessoa está válida para receber.
O time do TV Foco especializado em Benefícios, a partir de informações da Caixa Econômica Federal, traz à tona as atitudes que retiram as pessoas do Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Certamente se as pessoas perderem esse pagamento mensal ficarão em uma situação financeira ainda mais delicada.
Confira o que suspende o programa
De acordo com a Caixa Econômica Federal, há dois principais motivos que fazem as pessoas serem suspensas do Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira atitude é os beneficiários que ficam muito tempo sem atualizar os seus dados no CadÚnico, com informações desatualizadas.
Outra coisa que faz as pessoas deixarem o Bolsa Família é quando passam a receber mais do que o valor limite para se adequar ao programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O limite da renda por pessoa na família é de R$218, portanto se tiver maior que esse valor não estão mais aptas para fazer parte do programa.
Alerta do Ministério
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome emitiu uma nota falando sobre os cortes que acontecem no Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nela, revelou que o governo está atento em todos os cadastros, que em alguns casos mostram inconsistência que levam ao bloqueio do benefício.
“Temos atuado na Qualificação dos registros do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, para avaliar situações de inconsistência de Renda, Composição Familiar e Registros divergentes e Registros Desatualizados”, contaram.
Assim, todo o dinheiro se destina somente para as famílias que realmente necessitam e dependem do Bolsa Família para sobreviver.
Confira o pagamento de maio
- Final do NIS: 1 – 19 de maio;
- Final do NIS: 2 – 20 de maio;
- Final do NIS: 3 – 21 de maio;
- Final do NIS: 4 – 22 de maio;
- Final do NIS: 5 – 23 de maio;
- Final do NIS: 6 – 26 de maio;
- Final do NIS: 7 – 27 de maio;
- Final do NIS: 8 – 28 de maio;
- Final do NIS: 9 – 29 de maio;
- Final do NIS: 0 – 30 de maio.
Conclusões finais
O Bolsa Família suspende o pagamento de seus beneficiários caso não atualizem o CadÚnico ou passem a receber acima do limite do programa.
Portanto, sempre busque atualizar o seu cadastro, para que não corra o risco deperder o acesso ao dinheiro, mesmo cumprindo todos os requisitos.
Veja mais matérias do Bolsa Família
Quando o Bolsa Família foi criado?
O Bolsa Família é um dos principais programas do governo e conta com milhões de beneficiários, e foi criado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003 e voltou à tona em 2023, com a volta de Lula ao governo do Brasil.